top of page

Órgãos públicos de São Leopoldo realizam operação integrada para abordar e remover pessoas em situação de rua de diversos pontos da cidade

Imagem: Bado Jacoby/ Start Comunicação.
Imagem: Bado Jacoby/ Start Comunicação.

São Leopoldo iniciou uma operação integrada para abordar e remover pessoas em situação de rua de diversos pontos da cidade. A ação, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, mobiliza 14 secretarias municipais, além de órgãos como o Ministério Público, o Conselho Tutelar e a Ouvidoria do Município.


As equipes, que somam mais de cem agentes públicos, começaram o trabalho às 7h, sendo divididas para atuar em locais estratégicos e áreas com maior concentração de moradores em situação de rua (avenida Mauá: ao lado da Estação São Leopoldo; no posto de gasolina desativado; e na entrada da vila Progresso). A operação, que busca compreender as condições de vida dessas pessoas, também incluiu limpeza e revitalização dos espaços ocupados.


Durante as abordagens, as equipes vêm levantando informações sobre as histórias de vida, condições de saúde física e mental, e vínculos com programas sociais, como o Bolsa Família e o aluguel social. Casos de beneficiários do aluguel social que continuam nas ruas são analisados, com a proposta de encontrar soluções para regularizar a situação.


A operação também se concentra em temas específicos, como o atendimento de saúde mental, realizado com suporte do CAPS Adulto, e assistência para mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecida pela Secretaria de Proteção à Mulher. Animais de estimação encontrados junto aos moradores estão recebendo cuidados da Secretaria de Proteção Animal. Já em situações envolvendo crianças ou adolescentes, o Conselho Tutelar foi acionado para garantir a proteção dos menores.


Entre os dados coletados, as fichas preenchidas incluem informações como nome, idade, cidade de origem, tempo de permanência em São Leopoldo e situação de saúde. Esses registros serão analisados e cruzados com os cadastros municipais para planejar ações futuras mais eficazes.


A Secretaria de Segurança Pública também segue atuando durante a operação, garantindo a proteção das equipes e prevenindo práticas ilícitas, como o tráfico de drogas. Apesar do caráter fiscalizador, a abordagem prioriza o respeito aos direitos humanos e o tratamento digno aos moradores.


A iniciativa busca resultados como a regularização de cadastros sociais, o encaminhamento para acolhimento emergencial e a melhoria das condições urbanas nos locais de concentração.


Secretarias órgão envolvidos:

1. Secretaria de Assistência Social;

2. Secretaria de Saúde (Saúde Mental e CAPS Adulto);

3. Gabinete do prefeito;

4. Secretaria de Habitação;

5. Direitos Humanos;

6. Secretaria de Proteção à Mulher;

7. Secretaria de Proteção Animal;

8. Conselho Tutelar;

9. Conselho Municipal das Pessoas em Situação de Rua;

10. Ministério Público;

11. Ouvidoria do Município;

12. Secretaria de Segurança;

13. Secretaria de Limpeza Urbana;

14. Secretaria de Obras.

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Banner-site-01-1230x1030
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page