Última Caravana de Direitos da Defensoria Pública inicia nesta segunda-feira em São Leopoldo
- Guilbert Trendt
- 28 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Entre esta segunda (28) e sexta-feira (1º de novembro), São Leopoldo recebe a última Caravana de Direitos pela Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa, liderada pela Defensoria Pública da União (DPU) em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU) e outros órgãos, atenderá a população na EMEF João Belchior Marques Goulart (rua das Papoulas, na Vila Brás.
Os horários de atendimento são das 10h às 17h na segunda-feira (28), das 9h às 17h de terça a quinta-feira (29 a 31) e das 9h às 16h na sexta-feira (1º).
Durante a Caravana, a população poderá receber orientações sobre direitos e assistência jurídica e extrajurídica, com continuidade dos processos mesmo após o fim das atividades presenciais. A equipe também auxiliará no acesso a benefícios como o Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional da Caixa Econômica Federal, Bolsa Família, Auxílio Gás, além de orientações sobre benefícios previdenciários e suporte em aplicativos como CadÚnico e Gov.Br.
Para o atendimento, os cidadãos precisam apresentar algum documento de identificação, como RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento, além do CPF, comprovante de residência e outros documentos pertinentes ao caso.
Público-alvo e serviços
O programa atende principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo comunidades indígenas, quilombolas, pessoas privadas de liberdade e população em situação de rua.
Desde julho, a Caravana percorreu o estado, atendendo mais de 17 mil pessoas em 50 missões e com previsão de alcançar 111 municípios até o fim da iniciativa.
A ação conta com o apoio de diversos parceiros, como a Justiça Federal, INSS, Receita Federal, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ministério Público Federal e as Forças Armadas. O objetivo é garantir que todos os afetados pelas enchentes de abril e maio recebam os auxílios e benefícios a que têm direito.
Moradores de cidades não cobertas pela Caravana podem acessar o serviço pelo aplicativo DPU Cidadão ou pelo WhatsApp (61) 98352-0067.
Comentários