Único atleta sobrevivente de acidente com equipe de remo de Pelotas é convocado para treinar com a Seleção Brasileira
- Start Comunicação

- 31 de dez. de 2024
- 3 min de leitura

O atleta João Pedro Milgarejo e o instrutor Davi Rubira, integrantes da iniciativa "Remar para o Futuro", foram convocados para integrar os treinos da Seleção Brasileira de Remo por 15 dias, no Rio de Janeiro, no primeiro mês de 2025.
Milgarejo, de 17 anos, foi o único sobrevivente do acidente na BR-376, em Guaratuba (PR), no mês de novembro, que vitimou nove pessoas, incluindo oito membros da equipe do projeto e o motorista que os transportava.
Realizado em parceria com o clube Centro Português e a Academia de Remo Tissot, o projeto "Remar para o Futuro" é apoiado pela Prefeitura de Pelotas e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Após os treinos com a Seleção, João Pedro e Davi retornarão a Pelotas e, no dia 27 de janeiro, embarcam para Turim, na Itália. Lá, eles atenderão a mais um convite especial: participar de um mês de treinamentos. O convite veio a partir da treinadora de um clube italiano que se solidarizou com a tragédia.
Retomada
Em entrevista exclusiva à RBS TV, em outubro, João Pedro afirmou que seguiria remando assim que se recuperasse – pelos colegas e pelo sonho de disputar as Olimpíadas.
"Pretendo continuar remando por eles e pela família deles. Pretendo muito ir pras Olimpíadas ainda, eu não vou desistir tão fácil", projeta.
Conforme Rubira, o atleta está tendo um retorno gradual ao esporte. O adolescente passou algumas semanas realizando sessões de fisioterapia. Aos poucos, ele foi reintroduzido às remadas e aos exercícios de musculação.
João Pedro está no Rio de Janeiro, a convite da Confederação Brasileira de Remo, acompanhando uma competição de jovens talentos. Ele recebeu uma homenagem no início do mês.
O acidente
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta bateu na traseira da van. Na sequência, com o impacto, a van bateu em outro carro, rodou na rodovia e, em seguida, foi arrastada para fora da pista pelo caminhão, que tombou sobre ela. O motorista do carro não se feriu.
As vítimas são:
Samuel Benites Lopes, 15 anos
Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
João Pedro Kerchiner, 17 anos
Helen Belony, 20 anos
Nicoli Cruz, 15 anos
Angel Souto Vidal, 16 anos
Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
João Pedro Milgarejo foi resgatado da van com ferimentos leves e levado, junto com o motorista da carreta, para o Hospital São José, em Joinville (SC).
Motorista alegou falha mecânica
Em depoimento à Polícia Civil, o condutor da carreta disse que o veículo apresentou problemas ao longo da viagem e passou pelas mãos de um mecânico duas vezes no domingo, data do acidente.
Ele explicou que saiu de Santos, em São Paulo, e seguia para a Argentina, onde levaria uma carga de 30 toneladas de peças de ferro. Ao passar pelo Paraná, a carreta apresentou problemas.
Um guincho da concessionária que administra o trecho o levou até um posto em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, onde disse ter acionado o dono da carreta.
No dia do acidente, um mecânico consertou o veículo e o homem seguiu viagem. No entanto, cerca de um quilômetro depois, o mesmo problema voltou a aparecer, afirmou o motorista em depoimento.
Novamente, conforme o relato, a carreta foi guinchada, desta vez para uma base operacional. O mecânico foi chamado de novo, mexeu no veículo e o motorista continuou a viagem.
No depoimento, o motorista afirmou que, ao se aproximar de um trecho da Serra, a falha reapareceu. Neste momento, ele teria perdido o controle da carreta e bateu na van que transportava atletas do time de remo.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou por homicídio culposo o motorista e o proprietário do caminhão que tombou sobre uma van e matou nove ocupantes do veículo. Eles também foram denunciados por lesão corporal culposa contra João Pedro Milgarejo.
Fonte: g1
























Comentários