
São Leopoldo é palco, nesta segunda (18) e terça-feira (19), do 3º Congresso Popular Antirracista, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra. O evento acontece na Faculdades EST, com programação aberta (clique aqui) à comunidade.
O Congresso busca promover discussões e ações de combate ao racismo e à desigualdade social, além de celebrar a cultura afro-brasileira. “Embora consideremos que as questões de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) devam ser pensadas e efetivadas ao longo de todo ano letivo, novembro é um mês importante para o compartilhamento das ações realizadas ao longo do ano, elaborarmos estratégias de avanço, questionamentos e para projetarmos as próximas ações. É um momento de construção coletiva”, destaca Carlos Pereira, coordenador do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais (NERER).
Exposição e programação cultural
Como parte da agenda, entre hoje e amanhã, está em exibição uma mostra de trabalhos realizados pelas escolas municipais, além de peças de artistas locais e esculturas em madeira vindas do continente africano. A exposição pode ser visitada na biblioteca da Faculdades EST.
Ainda nessa segunda, será apresentada a peça teatral “Histórias pretas para crianças de todas as cores”, voltada exclusivamente para as escolas da rede municipal que realizaram inscrição prévia.
Comments