36ª Feira do Livro de São Leopoldo coloca em evidência a produção literária
- Start Comunicação

- 6 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

A 36ª Feira do Livro Ramiro Froto Barcelos vem demonstrando que os livros despertam muito interesse de leitores. Durante a programação, vários livros foram lançados por autores, com diferentes gêneros literários. No sábado (3), por exemplo, os escritores fizeram o lançamento de suas obras, autografaram e conversaram com os participantes.
Everton Cidade, poeta e músico que tem uma intensa trajetória cultural, lançou seu livro de poesias Cohab Goya, publicado pela Editora Folheando. Cidade escreve com maestria e nessa obra faz referência ao bairro em que passou parte da sua vida no município, a Cohab Feitoria. Multiartista, Cidade atua na música, literatura e projetos onde incentiva a arte. O autor fez a leitura de trechos da obra e conversou com o público sobre o livro, seu processo criativo, entre outros assuntos relacionados ao seu trabalho.
Com uma pesquisa histórica aprofundada em documentos alemães, Andrea Helena Petry Rahmeier traz novidades para o contexto da história entre Brasil e Alemanha no seu novo livro “Diplomacia, jogos políticos, intrigas e guerra: a relação entre Alemanha e Brasil (1937-1942)”, da Editora Oikos. A autora conversou com os leitores no Palco 3.
Já a jornalista Ana Garske falou sobre o seu novo livro “Enquanto eu respirar: José Nestor Moraes”, publicado pela Editora Oikos. Nestor Moraes também esteve presente no lançamento e conversou com o público. A biografia conta a sua história de vida, sua luta pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência. Eles contaram sobre a experiência que tiveram durante a produção do livro, suas vivências juntos e as trocas que a autora teve com Nestor para sua escrita. Parte dos recursos das vendas será revertida para equipamentos e auxílio a pessoas com deficiência.
O policial civil e vereador de Porto Alegre, Leonel Radde, lançou o “Manual do policial antifascista: O que pensa e como atua um agente de segurança que luta pelos direitos humanos”, pela Editora Planeta. Na obra, Radde conta um pouco sobre sua vida, os desafios que enfrenta na polícia e na política em defesa dos direitos humanos. Radde falou sobre seus anseios, como atua na polícia, seu trabalho na Câmara de Vereadores e dentro do partido de esquerda na perspectiva da luta antifascista.
O psicólogo Jean Ícaro também esteve presente na feira para autografar seu livro “Cura Gay: não há cura para o que não é doença”, publicado pela Editora Taverna. O livro traz à tona uma realidade ignorada, oferecendo discussões teóricas com informações atualizadas e baseadas em evidências. O trabalho é inspirado em uma pesquisa científica com 692 psicólogos(as) que se dispuseram a contar sobre a forma como lidam com os temas de sexualidade e gênero em suas clínicas.
As obras podem ser encontradas nas Livrarias presentes na Feira.
A programação do final de semana teve ainda mesa literária sobre Literatura escrita por mulheres com Júlia Dantas e Irka Barrios e diversas atrações artísticas com música, teatro e contação de histórias.
Ainda estão previstos lançamentos para esta terça (6) e quarta-feira (7), últimos dias da 36ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos.
Fonte: PMSL































Comentários