top of page
Buscar

37ª Feira do Livro de São Leopoldo segue com interação entre autores e público


SÃO LEOPOLDO: as atividades da Feira do Livro na tarde deste sábado, 23 de setembro, foi movimentada na Praça 20 de Setembro, conhecida como Praça da Biblioteca. A programação teve contação de histórias, bate-papo, sessão de autógrafos, foram vários os momentos que as pessoas puderam vivenciar a produção literária a partir do contato com os escritores. Os participantes também prestigiaram apresentações do Grão Circo e da Trupe de Trapo no Palco Principal, além da visitação nos estandes de livreiros e editoras.


A moradora do bairro Jardim América, Alana Fredes, visitou a Feira do Livro acompanhada do noivo Richard Selau, dos seus pais, Caren Fredes e Carlos Alberto, e do irmão Thomas Fredes, estudante do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gusmão Brito. “A feira está bem diversa, com divisão das atrações para agradar todos os públicos. É muito bom usar o espaço público para incentivar a leitura e a cultura com suas diferentes artes”, afirmou Alana. Thomas estava animado com os livros que comprou usando o vale livro do programa São Leo Mais Livros.


Autores representam a diversidade literária na Feira do Livro

Literatura infantil

A professora e contadora de histórias Milene Barazzetti abriu a programação da tarde no Espaço Literário. Ela fez contação a partir do seu livro infantil “Histórias de princesas”, inspirada na relação da autora e suas gatas de estimação. “Momento especial que os autores podem encontrar seus leitores, contar histórias, responder dúvidas, mostrar o livro que escreveu. Muitas vezes a gente pensa que o autor é algo inatingível que a gente nunca vai poder vê-lo, nunca vai poder perguntar coisas para ele, e hoje em dia isto está mais fácil”, comentou a escritora ao destacar que os programas da Prefeitura de São Leopoldo, LeiturAção e São Leo Mais Livros, são muito importantes para incentivar a leitura. Barazzeti também escreve histórias para os jovens. Seus livros podem ser encontrados na Feira do Livro.

Romance

A professora Roseana Oliveira da Silva autografou o livro “Seguindo no Trem Azul, um amor que ultrapassa gerações”, seu primeiro livro impresso, que compõe sua obra com outros títulos digitais. A atividade foi realizada no Espaço Escola Pública Dá Certo.


A professora Fabiane Boufleuer, moradora do Monte Blanc, prestigiou o lançamento do livro de Roseane e destacou a importância da Feira. “É um espaço riquíssimo para as crianças, para a família como um todo para se aproximarem do mundo literário. Isso acaba refletindo na formação das crianças, dos adolescentes, no adulto que vão ser. A Feira do Livro reforça o trabalho que vem sendo feito nas escolas”, comentou.


Ela elogiou a escritora pelo seu trabalho. “Acho fantástico quem tem este talento. Eu acompanho o trabalho da Roseana, leio todos os livros e agora estamos aqui muito felizes com esta conquista dela”. Os livros podem ser adquiridos pela internet nos canais da Americanas, Amazon ou Clube de Autores.

Ficção científica

Na sequência do Espaço Escola Pública Dá Certo, Matheus Freitas lançou o livro Totverso, uma ficção sobre a viagem de Tot, o deus da sabedoria da mitologia egípcia, pelo Multiverso. De acordo com o autor, o livro é dividido em três partes cada uma mais profunda da viagem. A obra foi publicada pela editora Flyve, onde pode ser adquirido ou na Feira. “A participação na Feira é uma boa oportunidade para o autor dar visibilidade aos seus livros e de conversar com o público”, avaliou. Ele fará parte da mesa com autores locais dentro da programação da Feira.


História em quadrinhos

Diego Gerlach lançou o fanzine “Mortandela desenhos selecionados 2020-2023” no Espaço Literário. Após a conversa com o púbico, mediada pelo poeta e músico Everton Cidade, foi realizada a sessão de autógrafos.

Com 15 anos de experiência fazendo ilustração, o artista faz o segundo lançamento na Feira do Livro de São Leopoldo. O primeiro foi em 2022, da História em Quadrinhos (HQ) Batata-quente. Gerlach apresentou o zine Mortandela, uma produção semiartesanal feita em copiadoras e montada e refilada à mão, que reúne histórias em quadrinhos - que não são longos -, charges, microcontos, desenhos e desenhos de observação. Ele contou que o corte para esta publicação foram os seus desenhos feitos durante a pandemia e pós, ao longo de quatro anos. “Tem brincadeiras com personagens de desenho animado, da cultura pop, de terror, política e algumas outras sensações mais difíceis de explicar”, comentou. Gerlach também falou sobre a referências que traz de lugares da cidade nas suas ilustrações entre outros elementos que influenciam a sua formação e trabalho. Ele também apresentou outras publicações de sua autoria.

Romance policial - O jornalista e músico Tom Belmonte lançou o livro “Círculo de Sangue, romance policial ambientado no primeiro Fórum Social Mundial em Porto Alegre. A obra foi publicada pela editora Carta, de São Leopoldo. O escritor falou sobre o seu processo de criação, como ambientou a obra, suas emoções envolvidas com a perda do pai e da esposa durante a escrita, entre outros fatores que influenciam o seu trabalho. O livro é o primeiro de uma trilogia que o autor já está projetando.

Na conversa com o público, ele comentou sobre o que move a escrita ficcional. “Viver com intensidade o que quer escrever, criar sem colocar parâmetro, simplesmente deixar vir a emoção. Minha escrita é visceral”, enfatizou ao incentivar também as oficinas literárias.

A Feira do Livro tem diversas atividades programadas para este domingo, 24. Entre elas estão previstas: às 11h, contação de histórias com Miguel Cury; às 14h, encontro com autora Jane Angel; sessão de autógrafo de Léia Cassol; às 15h30, lançamento do livro “Forja de mar e canções”, de Jennifer Christ; às 16h, o lançamento do novo livreto: Um Rio Imita o Estige, de Everton Cidade com capa de Diego Gerlach; e às 18h, mesa literária “A literatura local é universal?” e muitas atrações artísticas no Palco Principal.


Fonte: SCOM/PMSL/Foto: Bruno Zabka



0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page