top of page
Buscar

Ação com 200 policiais mira grupo que movimenta R$ 1 milhão por semana na Zona Norte de Porto Alegre


Imagem: Ronaldo Bernardi/ Agência RBS.

Policiais civis do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) participam, na manhã desta segunda-feira (23), da Operação Golpe de Estado, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa estabelecida no bairro Mário Quintana, na Zona Norte de Porto Alegre.


Cerca de 200 agentes da Polícia Civil cumprem 38 ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar, no Rio Grande do Sul – incluindo seis casas prisionais gaúchas – e em Santa Catarina. As diligências também abrangem 16 ordens de prisão preventiva e dezenas de bloqueios de contas bancárias, todas tendo como alvo os líderes do grupo.


Segundo a corporação, a facção investigada tem origem no bairro Bom Jesus, na Zona Leste, mas também criou ramificações na Zona Norte. Os traficantes, aponta a investigação, movimentavam aproximadamente R$ 1 milhão, no período entre uma semana e dez dias, através do tráfico de drogas.


O delegado Gabriel Borges, titular da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, explica que o grupo adquire drogas diretamente de países produtores, como Paraguai, Bolívia e Peru e distribui em larga escala, não apenas em Porto Alegre e Região Metropolitana, como também para o interior do Estado. "Com o avançar da investigação, foi possível determinar o organograma da facção, sendo possível alcançar as lideranças, assim como os principais gerentes e executores do grupo", destacou.


Ainda de acordo com Borges, um dos alvos é um criminoso que abandonou a facção e se uniu a traficantes rivais, formando uma nova quadrilha. "Recentemente houve uma dissidência na organização criminosa, em que o principal gerente da liderança abandonou a organização e efetuou um golpe contra o grupo, desencadeando uma série de crimes violentos na região", afirmou o delegado.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page