top of page
Buscar

Ação voluntária de clínica oferece avaliação e confecção de óculos perdidos ou danificados pela enchente em São Leopoldo

Foto do escritor: Guilbert TrendtGuilbert Trendt

Atualizado: 27 de mai. de 2024

Imagem: divulgação/ PMSL.

Na madrugada do dia 4 de maio, Dalva Geneci Pereira, de 51 anos, deixou a casa onde mora no bairro Campina com a água pela cintura. Na pressa do desespero, esqueceu de apanhar os óculos. "Eu tenho catarata no olho direito, só enxergo com o esquerdo, então está muito difícil ficar sem meus óculos", explicou a dona de casa, há 20 dias abrigada com o marido e os cinco filhos no Ginásio Poliesportivo da Unisinos.


Casos como da dona Dalva começaram a ser resolvidos graças a uma iniciativa voluntária da Prisma Clínica de Olhos, de Novo Hamburgo, prestadora de serviços da Secretaria da Saúde (Semsad).


Somente para São Leopoldo, a clínica ofertou 40 avaliações, com encaminhamento imediato para a confecção da armação e das lentes a quem perdeu ou danificou o acessório, nesta sexta-feira (24), e estuda ampliar a ação.


Acompanhado do diretor da Prisma, Marcelo De Bastiani, e da oftalmologista Juliana Rocha, o titular da pasta, Julio Dorneles, enalteceu a iniciativa da clínica e conversou com moradores que aguardavam pela consulta. "Sabemos que todos vocês estão ansiosos para retornar às suas casas, começar a reconstruir o que a enchente destruiu, e vocês terão a ajuda para isso do governos federal e estadual, e da Prefeitura, mas é muito importante que também tenhamos o cuidado com a saúde neste momento crítico. Neste sentido, a Secretaria da Saúde busca aproximar seus serviços da população", frisou.


A consulta com a oftalmologista Alana Giardini foi um alento para Dalva em meio à tristeza e às incertezas que permeiam sua vida desde que a enchente histórica invadiu o número 414 da rua Manoel Viana, onde ela mora. Em até dez dias, Dalva receberá um par de óculos novos com armação escolhida por ela: "Eu queria uma cor que combinasse com o tom da minha pele e nada muito grande”, informou ela ao proprietário da Óptica Lavie, Guilherme Heller, que prontamente apresentou tons e modelos para que Dalva testasse antes de escolher. Na mesa ao lado, ela submeteu-se aos ajustes finais, dessa vez com Fernando Pencarinha, do Laboratório Essilor, que fabricará as novas lentes.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


banner-start980x135.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page