Ações de empresas brasileiras têm pior desempenho do mundo em 2021


O mercado financeiro brasileiro tem acumulado perdas. O resultado disso é o registro do pior desempenho do mundo em 2021. O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a Bovespa, teve queda acumulada de 7% este ano.


E mais, por mês, a perda é de 0,28%. É um reflexo da grande preocupação com as contas do Brasil. Por exemplo, as incertezas quanto ao financiamento do programa Auxílio Brasil.


Preocupações dos investidores


Outros fatores também contribuem com essa queda no mercado financeiro brasileiro. Entre eles, o crescimento lento da economia, as altas taxas e também as incertezas políticas quanta à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Tudo isso tem deixado o mercado financeiro na defensiva, a espera do desenrolar dos últimos fatos dos cenários políticos e econômicos do Brasil.


Maior queda de todos os mercados


A queda acumulada de 7% neste ano representa cerca de R$ 570 bilhões em valor de mercado. Isso quer dizer que, segundo a agência Bloomberg, é a maior queda de todos os mercados. Outras que também tiveram recuo considerável foram: Malta (6%); Chile (3,4%) e a bolsa de Istambul, na Turquia (2,9%).


Diante desse cenário, os investidores têm operado com cautela. Por isso, alguns iniciantes têm buscado a renda fixa e as carteiras de investimentos em todo o mundo tendem a reduzir um número significativo de renda variável. Além disso, em um momento tão turbulento do mercado financeiro, é essencial que os investidores tenham uma carteira diversificada.


Fonte: capitalist.com.br



0 comentário