Nesta terça-feira (10), o Programa Start News teve a participação da secretária de Políticas para as Mulheres (Sepom), Eliene Amorim, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim), Sueli Lima, para tratar sobre a violência contra as mulheres e as políticas de enfrentamento a essa realidade. Ambas enfatizaram a importância da união de forças na luta pela proteção das mulheres e na criação de políticas públicas eficazes.
Eliane Amorim destacou a transversalidade das ações entre diferentes secretarias da gestão municipal e elogiou o trabalho conjunto de diversos setores. Ela aproveitou o momento para enviar agradecimentos aos profissionais que atuam na linha de frente da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. "Aproveitando também, para mandar um abraço grande para a equipe da Sepom, que nos acompanha nesse momento, a equipe do Centro Jacobina, as mulheres da rede de enfrentamento, a nossa delegada, a nossa juíza, promotora, defensora, a todas as mulheres das instituições não-governamentais e movimentos sociais que apoiam essa luta e são protagonistas pela vida das mulheres", disse a secretária.
Já Sueli Lima, ao representar o Comdim, reforçou a importância da resistência e da fiscalização das políticas públicas. "É uma honra para mim representar esse conselho, que tem uma caminhada histórica na cidade de São Leopoldo, no olhar da defesa da ampliação de direitos, de garantias e fiscalização da política pública aplicada aqui no município", afirmou. Ela também destacou o papel coletivo das instituições e movimentos sociais no combate à violência.
Em um tom mais grave, Eliene Amorim abordou o impacto emocional e social das recentes perdas de mulheres vítimas de feminicídio na cidade – foram dois casos em agosto. "Quando uma mulher sucumbe, quando uma mulher vai desta forma, vítima de violência, e é morta, nós também, mesmo continuando aqui na resistência, uma parte de nós vai", disse, enfatizando o sofrimento compartilhado pela sociedade como um todo.
Ao tratar de soluções para combater essa violência, a secretária mencionou iniciativas de qualificação profissional como forma de promover a autonomia financeira das mulheres, destacando o curso de profissionalização na área de hotelaria – uma parceria entre a pasta, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) e o Senac. Essa ação, segundo Eliene, visa oferecer uma resposta concreta à violência e apoiar a reintegração de mulheres vítimas à sociedade.
Sueli Lima também fez questão de ressaltar a gravidade do ciclo de violência, que muitas vezes impede as vítimas de buscarem ajuda ou de reconhecerem seus próprios direitos. "A violência no núcleo familiar é uma doença social porque ela também é uma doença cultural. A questão do ciclo da violência do não rompimento, do não entendimento da violência", comentou. Ela ainda enfatizou a importância da Lei Maria da Penha como um instrumento essencial para garantir a proteção das mulheres e destacou que muitas ainda desconhecem os próprios direitos.
Ambas as autoridades concluíram suas falas reforçando a necessidade de união entre diferentes setores da sociedade, incluindo instituições religiosas, educacionais e de segurança para que se possa construir uma rede sólida de proteção. "Precisamos falar sobre prevenção e enfrentamento da violência", declarou Eliene, mencionando dados alarmantes, como o fato de que a cada seis horas uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil.
Assim, Eliene Amorim e Sueli Lima conclamaram a todos para se engajarem no combate à violência de gênero, um desafio diário que, segundo elas, só será vencido com ações concretas, união e resistência contínua.
A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quarta-feira (14), às 20h20, na radiostart.com.br.
Confira a entrevista completa:
Amanda Wolff, da Redação Start
Comments