top of page
Buscar

A 27 centímetros da cota de inundação, prefeitura de Porto Alegre decide fechar comportas do Guaíba


Imagem: Lauro Alves/ Agência RBS.

A prefeitura de Porto Alegre decidiu, em reunião na manhã desta segunda-feira (25), fechar o sistema de comportas para contenção de enchentes do Guaíba – cujo nível marcava 2m73cm. A 27 centímetros da cota de inundação, a medida foi tomada para evitar que a área central seja alagada caso a medição no Cais Mauá chegue aos 3m.


O sistema de comportas é composto por 14 portões que se estendem ao longo do muro da Mauá e nas passagens abaixo da Avenida Castello Branco. Segundo a Defesa Civil municipal, a operação de fechamento é conduzida por retroescavadeiras e demora cerca de seis horas para ser concluída.


As comportas foram fechadas pela última vez no ano de 2015, quando o nível do Guaíba chegou a 2m89cm. Há cerca de 10 dias, equipes revisaram os portões e realizaram os ajustes necessários.


"Tomamos várias decisões. A primeira delas é começar o fechamento das comportas. Daremos início, no começo da tarde, ao fechamento dos oito portões que ainda estão abertos. Vamos deixar os do Cais Embarcadero para o final. Será um fechamento preventivo, pois não podemos esperar [uma possível inundação]", declarou o prefeito Sebastião Melo.


Dos 14 portões, seis já estavam fechados definitivamente.


Fonte: GZH

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page