top of page
Buscar

"A criança se deu conta que começou na ciência e precisa ir adiante", analisa secretário de Educação


Imagem: Gustavo Bays/ Start Comunicação.

Nesta quinta-feira (14), o Programa Start News recebeu o secretário de Educação de São Leopoldo, Ricardo Luz, que comentou sobre os trabalhos da 11ª Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic) e os benefícios destinados aos estudantes na 37ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos.


"A Motic é o final do processo. São 244 trabalhos que estão na feira, mas antes ocorreram feiras em cada escola. Foram 2,5 mil trabalhos feitos por crianças", exaltou Ricardo, enfatizando que isso envolve quase metade de toda a rede municipal. Ele também citou um exemplo de como as feiras ampliam a mentalidade dos jovens. "Na escola Prof. João Hohendorff, um grupo com crianças fez um robozinho. O estudante mostrou o robozinho funcionando pra frente e pra trás e pediu desculpa por ainda não conseguir fazer ele se movimentar para os lados. Eu não sei nem como ele já conseguiu fazer aquilo. A própria criança já se deu conta que ela começou o processo da ciência e ela precisa ir adiante", destacou.


O secretário também comentou que os trabalhos surgem a partir dos problemas das crianças nos seus bairros. "Em uma escola em que um senhor teve um acidente e perdeu um braço, aquilo comoveu a comunidade. As crianças fizeram uma pesquisa de como fazer um braço mecânico, como construir uma prótese. Elas não vão construir uma prótese hoje, mas fizeram a pesquisa de como funciona isso. Talvez um dia no futuro elas façam mesmo", projetou.


Em relação 37ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos, Ricardo explicou como funcionará o controle dos vales-livro de R$ 60,00. "É a segunda maior Feira do Livro em termos de venda do Estado, mas a primeira se levar em conta o valor distribuído para os estudantes e profissionais da educação, que será de R$ 1,8 milhão em livros. A Secretaria de Educação escolheu apenas os livros que não podem ser adquiridos com os vales. Nós não permitimos a venda daqueles livros com brinde, aquilo atrai a criança por outro motivo, não pelo conteúdo", argumentou. A Feira do Livro inicia no dia 21 de Setembro, na Praça 20 de Setembro, conhecida como Praça da Biblioteca. O convidado também abordou outros temas ligados a Motic e ao trabalho da Secretaria de Educação. A gravação do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quinta-feira (14), às 20h10, na radiostart.com.br.


Confira a entrevista completa:

Gustavo Bays, da Redação Start

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page