top of page
Buscar

"A democracia é um valor inegociável da nossa sociedade", defende presidente do PT-SL, Guilherme Louzada


Nesta segunda-feira (8), o Programa Start News recebeu o presidente do PT de São Leopoldo, Guilherme Louzada, que comentou sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e a definição interna do Partido dos Trabalhadores para as eleições municipais.


O primeiro assunto foi sobre os atos de vandalismo e depredação contra os prédios dos Três Poderes em Brasília há exatamente um ano. "O que aconteceu em 8 de janeiro precisa sempre ficar em pauta como uma reflexão que a democracia brasileira correu riscos. A democracia é um valor inegociável da nossa sociedade, muitas pessoas morreram para que a gente tivesse direito de divergir", defendeu Guilherme Louzada.


O presidente do PT de São Leopoldo exemplificou também como é a diferença de ideias dentro de uma democracia. "Muita gente não concorda com o que pensamos, isso não é problema. A gente tem que ter um bom ambiente para fazer política. O Brasil que a gente quer é da pluralidade de ideias, do respeito pelas pessoas que pensam diferente. Os valores da democracia são inegociáveis, temos que lembrar o 8 de janeiro para que novos episódios não ocorram no nosso país", destacou.


Em seguida, foi usado o exemplo do trabalho do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. "Ele tem uma trajetória toda ligada à Direita paulista. Foi indicado ministro da Justiça do ex-presidente Michel Temer (MDB). Apesar de existirem divergências políticas ideológicas de alguns setores, quando a democracia está em risco, os democratas se unem. Não é ruim que exista Direita, o problema do Brasil é que a Direita foi capturada pela Extrema-Direita", argumentou.


O bate-papo também abordou a decisão interna do PT de São Leopoldo sobre o candidato indicado para concorrer nas eleições municipais deste ano na chapa majoritária. "A gente tem dois candidatos que nenhum outro partido tem. Não existe em outro espectro político de São Leopoldo candidatos tão bem preparados como nosso campo tem", afirmou


Guilherme Louzada aproveitou para falar de cada um dos dois pré-candidatos pelo PT. "Imagina a experiência que o vereador Nestor Schwertner tem de vida pública. São sete mandatos como vereador, conhece a cidade como ninguém. Agora está no Hospital Centenário fazendo uma ótima gestão, resolvendo problemas. Nas crises tem os que somem e os que assumem: o Nestor é aquele que assume a responsabilidade", pontuou.


O convidado também falou de Nelson Spolaor. "De outro lado tem a trajetória e o currículo do Nelson Spolaor. Foi vereador, já foi chefe de gabinete quando Vanazzi era secretário estadual de Habitação. Também foi duas vezes prefeitos de Sapiranga, tem uma experiência e uma expertise extraordinária. Poucas pessoas conhecem a gestão de São Leopoldo como o Nelson", completou.


Entre esta segunda (8) e a próxima segunda-feira (15), o PT estará realizando encontros entre filiados em diferentes localidades do município. "Todos os militantes do PT estão convidados a fazer um debate e ouvir os candidatos Nelson Spolaor e Nestor Schwertner, sendo mediado por nós, para que os filiados se aproximem mais do debate público que está sendo feito, para mobilizar nossa militância", detalhou. Os debates serão realizados, em ordem, na Zona Sul, Vicentina, Santo André, Feitoria, Santos Dumont, Arroio da Manteiga e na sede do PT.


Por fim, o convidado fez uma reflexão sobre a democracia em São Leopoldo. "A diferença é que se o Gabriel Dias (Cidadania) por acaso vencer a eleição ou se o Heliomar (PL) vencer a eleição, nós e o Gabriel Dias respeitaremos o resultado. Agora o Heliomar vai respeitar o resultado da eleição? Ele já mostrou que não é muito afeito à democracia. Isso é o que nos diferencia", finalizou.

A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nessa segunda, às 20h10, na radiostart.com.br.


Confira a entrevista completa:


Gustavo Bays, da Redação Start

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page