top of page
Buscar

"A nova sede está à disposição da Advocacia e da Cidadania", diz presidente da OAB São Leopoldo

Atualizado: 1 de dez. de 2023



Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação.

Nesta quinta-feira (30), o Programa Start News recebeu o presidente da OAB São Leopoldo, Renê Engroff, e a secretária-geral adjunta, Jucemara Toffoli, que comentaram sobre a solenidade oficial de inauguração da nova sede da OAB São Leopoldo e as atividades desempenhadas pela subseção do município.


Renê Engroff iniciou comentando sobre a importância da nova sede. "Essa é uma conquista esperada por muito tempo para a Advocacia de São Leopoldo e Portão, as duas comarcas que congregam nossa Subseção. Estávamos estabelecidos na avenida Mauá, mas ficou muito pequeno pelo tamanho da nossa entidade. Hoje nós temos em torno de 1,7 mil advogados inscritos. Para palestras, cursos e seminários a gente precisava alugar outros espaços", destacou.


Segundo ele, agora a entidade possui um espaço digno. "Depois da luta de várias gestões, na semana que vem teremos a honra de inaugurar a nova sede", comemorou. A nova sede, que fica na rua Padre Pedro Ernesto Haeser SJ, 72, no bairro Cristo Rei, será inaugurada na próxima terça-feira (5).


Jucemara Toffoli também enfatizou a importância da nova sede. "São mais de 15 anos nessa busca, tivemos a honra e o compromisso gigante de estarmos à frente da gestão nesta construção, mas o trabalho é de todos os envolvidos. Merecemos um espaço condizente para que possamos atender o cliente. Por exemplo, nós temos sala para o advogado que fechou o escritório na pandemia, ele pode agendar a sala e atender lá o seu cliente", detalhou


Em seguida, o presidente da OAB São Leopoldo falou sobre o trabalho da entidade. "Todos o segmentos da sociedade onde há necessidade de intervenção, a gente tem a prerrogativa de poder intervir. Não precisa ser de uma forma truculenta, pode ser de comum acordo. Por exemplo, podemos levar ao conhecimento de um gestor público uma situação que não esta regular conforme meu ordamento jurídico e, muitas vezes, o gestor nem sabe que aquilo está acontecendo. Então se entra num entendimento para mudar", pontuou


A secretária-geral adjunta da OAB São Leopoldo destacou outra situação que está sendo resolvida. "Até o ano passado se tinha muita falta de juízes. Mas, em setembro, 93 novos juízes tomaram posse no Estado. No início do próximo ano ano terão mais 80. O panorama que o Corregedor-Geral da Justiça [do TJRS], Giovanni Conti, nos passa é que todas as vagas serão preenchidas, não terá nenhuma Comarca que não tenha um juiz titular", projetou.


Outro tópico abordado foi em relação às anuidades dos advogados. "As anuidades são passadas para a OAB-RS. Todas as subseções recebem um repasse por mês para manutenção.

A gente tem um Conselho maior que são por cargos eletivos. Hoje nós contamos com 12 titulares e 12 suplentes, todos eles fazem as mesmas coisas, trabalham essencialmente nos processos administrativos", explicou Renê.


Logo depois, a convidada seguiu falando da abertura da gestão para sugestões. "Todo contraponto é muito bem-vindo, essa é a construção para encontrar soluções. Esse é o caminho, a oportunidade para todos. A própria população que tem alguma dúvida no seu processo está buscando o atendimento na Subseção para uma orientação", garantiu Jucemara. "A nova sede está à disposição da Advocacia e da Cidadania", finalizou Renê.

A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quinta-feira (30), às 20h10, na radiostart.com.br.


Confira a entrevista completa:

Gustavo Bays, da Redação Start

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page