O evento das cheias afetou a rede de abastecimento e diversas estruturas do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo, mas a autarquia segue com um trabalho intenso de drenagem das regiões alagadas e de retomada do abastecimento.
Com a liberação do abastecimento para o bairro Vicentina, a rede de bombeamento localizada na Estação de Tratamento de Água São José (ETA-1) não está atingindo os níveis necessários para o abastecimento pleno do Complexo de Reservação Santa Teresa (R1). Com isso, para que a água chegue nas localidades que são abastecidas pelo R1, o abastecimento da Vicentina será temporariamente desativado ao longo desta quarta-feira (29).
O R1 abastece as seguintes localidades: Barreira, Cohab Duque, Cristo Rei, Duque de Caxias, Fazenda São Borja, Jardim América, Monte Blanco, Padre Réus, Santa Teresa, São João Batista e Vila Nova. Um rodízio de abastecimento para a Zona Sul e Vicentina deverá ser colocado em execução nos próximos dias.
De acordo com a equipe técnica do Semae, o consumo de água é superior em duas vezes ao pico de consumo no Verão, ao mesmo tempo que a perda de água tratada em residências atingidas pela enchente é de 50%. À medida que a população acessa as residências, necessita fazer a limpeza das casas e encontra quadros, pias, torneiras, caixas d’água quebrados, o que ocasiona vazamentos.
Fonte: Semae
Comentários