Aberta campanha de arrecadação de alimentos da São Leopoldo Fest 2021


O objetivo da campanha é arrecadar 20 toneladas de alimentos para serem distribuídos. | Foto: José Luís Zasso/PMSL

O marco da 29ª edição da São Leopoldo Fest será a solidariedade. O lançamento da campanha solidária da São Leopoldo Fest 2021 foi realizado nesta terça-feira, 13 de julho, pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, pelos secretários municipais Pedro Vasconcellos (Cultura e Relações Internacionais), Fábio Bernardo (Desenvolvimento Social) e pela Corte: a rainha Giovana Natiele Gomes, a primeira princesa, Morgana Krebs, a segunda princesa, Cássia Azambuja e a oma, Iselda Barden Rosa. O vice-prefeito Ary Moura e o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, também participaram do lançamento,


O objetivo da campanha é arrecadar 20 toneladas de alimentos para serem distribuídos para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O secretário Pedro Vasconcellos apresentou a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social para a realização da campanha solidária e sobre as atividades da programação da São Leopoldo Fest 2021. “Definimos conjuntamente com as entidades, empresas, instituições, clubes de serviços, da nossa cidade, que estão apoiando a realização do evento e a campanha para arrecadarmos uma grande quantidade de alimentos para abastecer a Rede Solidária de São Leopoldo”, disse.


O prefeito enfatizou que esta São Leopoldo Fest mostra seu caráter inovador e este ato culmina com festa, história e com solidariedade. “Não poderíamos deixar de registrar historicamente a comemoração do aniversário da cidade que se prepara para os 200 anos. É um marco para a cidade, berço da colonização alemã reconhecido pelo governo federal, pela sociedade brasileira. Precisamos manter viva esta discussão e este momento histórico porque é importante para a vida cultural da cidade”, afirmou o prefeito Ary Vanazzi enfatizando que a decisão foi tomada de acordo com os decretos tanto do âmbito nacional, estadual e do município, seguindo todos os cuidados necessários.


Vanazzi retomou a importância do trabalho da Rede de Ação Solidária e da entrega de alimentos na rede municipal de educação, iniciativas da Prefeitura que tem contribuído para a segurança alimentar no município. “A fome não espera. A sociedade tem colaborado. Todas as ações do governo têm dado um alento que a sociedade espera nesta hora, em defesa da vida”, ressaltou.


O secretário Fábio Bernardo falou sobre a importância das ações transversais do governo para atender as pessoas que mais precisam, um trabalho que está envolvendo 89 entidades na entrega de alimentos. “Esta parceria vai fazer uma grande diferença na vida das pessoas e mostra para outros municípios o que pode ser feito com apoio da sociedade civil”, frisou. Bernardo fez o relato da atuação da Rede de Ação Solidária que vem distribuindo os alimentos nas comunidades e nas cozinhas comunitárias com as doações recebidas na campanha da vacinação solidária.


Inicialmente, os seguintes pontos de coleta estarão disponíveis para a comunidade doar alimentos não perecíveis: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Centro Cultural José Pedro Boéssio, Hotel Klein Ville, Saboia Odontologia, Moça Bonita, Movimentum, Padaria 12 grãos, Studio M, Semae, Sicredi, Imobiliária Vila Rica e loja Quero-Quero. Demais empresas que queiram participar podem se inscrever através do telefone: (51) 99760.8616


Além da campanha de arrecadação de alimentos, estão previstos almoços solidários que vão ser realizados nos dias 31 de julho e 1º de agosto nos 11 locais do município para a população mais vulnerável. Esta ação será realizada com o envolvimento das entidades sociais, culturais e agentes culturais dos oito territórios culturais do município.


Atividades da São Leopoldo Fest 2021


A programação ocorrerá dos dias 24 a 1º de agosto, em formato híbrido com atividades presenciais e semipresenciais. A São Leopoldo Fest celebra os 197 anos do município berço da imigração alemã no Brasil. A maior festa do município promove as variadas culturas que construíram a história e a memória do povo leopoldense. “Uma festa solidária rumo aos 200 anos” é o tema desta edição em referência ao Bicentenário em 2024. A programação terá formato híbrido, presencial e semipresencial, com diversas atividades culturais. Estão previstos shows nacionais e regionais, desfile, passeio náutico e outras ações.


Fonte: Prefeitura de São Leopoldo

0 comentário