top of page
Buscar

Acesso facilitado e inclusão: a concessão de Cartões de Estacionamento para idosos e pessoas com deficiência em São Leopoldo

Foto do escritor: Mariana SantosMariana Santos
Foto: Mariana Santos
Foto: Mariana Santos

Idosos e pessoas com deficiência agora podem solicitar ou renovar o cartão de estacionamento de uma maneira mais rápida e prática. A gestão de todo processo de emissão dos cartões, está sendo feito pela Secretaria Municipal de Segurança. A credencial autoriza o uso das vagas de estacionamento destinadas exclusivamente para veículos conduzidos ou que transportem este público. Esses cartões são um instrumento essencial para garantir que esses cidadãos tenham mais autonomia e conforto no seu dia a dia.


Como funciona a concessão em São Leopoldo?

Basta ir até a Secretaria de Segurança que fica localizada na rua Saldanha da Gama, 975 - centro, com a documentação exigida. Para os idosos com 60 anos ou mais, os documentos obrigatórios para a solicitação do cartão são o documento de identidade ou carteira de habilitação e um comprovante de residência atualizado. Para os demais casos (PCDs) além dos documentos citados, é necessário apresentar um laudo médico comprovando a situação. O processo leva em torno de dez minutos para ficar pronto e o cidadão já sai com o documento em mãos e autorizado para uso.


O que é o cartão de estacionamento?

O cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência e é um documento emitido pela prefeitura, que permite o uso de vagas reservadas e de áreas mais próximas aos locais de acesso, como estabelecimentos comerciais, hospitais, entre outros. Essa medida é um direito previsto pela legislação federal, mas sua regulamentação e concessão podem variar de cidade para cidade. A disponibilização de vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência visa garantir mais acessibilidade e dignidade para esses cidadãos.


Secretário de segurança Cel. Alexandre da Rosa / Foto: Mariana Santos
Secretário de segurança Cel. Alexandre da Rosa / Foto: Mariana Santos

O secretário de segurança Cel. Alexandre da Rosa, comenta que até 2024 o processo de emissão do cartão demorava quase um mês para ficar pronto e o cidadão precisava ir em mais de dois órgãos públicos para fazer a solicitação. "Com esse processo nós agilizamos e facilitamos para os munícipes. Agora tudo é feito em um só lugar e fica pronto na hora. Tudo em menos de dez minutos", afirma. Para facilitar a vinda das pessoas até o local, colocamos duas vagas destinadas a idosos e PCDs, sem custo, em frente a secretaria, finaliza da Rosa.


O cartão tem prazo de validade de cinco anos e é preciso que seja feito a renovação após esse período. O cartão deve ser colocado em local visível no carro de quem dirige ou transporta pessoas aptas para o uso.


Importância dessa medida para a cidade

Com o aumento do número de veículos nas ruas, as vagas reservadas tornam-se uma ferramenta vital para a promoção de inclusão social. Em muitas situações, a falta de acesso adequado a vagas de estacionamento pode se transformar em um obstáculo, prejudicando a mobilidade de quem já enfrenta desafios no dia a dia.


Além disso, a iniciativa também contribui para a conscientização da população em geral, incentivando o respeito aos direitos das pessoas com mobilidade reduzida e fomentando uma cultura de respeito e cidadania.


Desafios e soluções

Apesar das melhorias, ainda há desafios a serem superados. A fiscalização do uso indevido das vagas é uma das principais dificuldades enfrentadas pelas autoridades. Para isso, campanhas educativas têm sido realizadas, além da intensificação da fiscalização nas áreas com maior fluxo de veículos.


Da Redação Start Comunicação - Jornalista Mariana Santos MTB: 19788/RS

 
 

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
REFIS BANNER SUPERIOR SITE START refis-1 (1).png
bottom of page