O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, juntamente com o CEO global da Fraport, Stefan Schulte, anunciaram os planos para a retomada do Aeroporto Salgado Filho. O processo ocorrerá em duas etapas. A informação foi apresentada numa entrevista coletiva, em Brasília, após reunião entre governo e concessionária. Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico dos danos na estrutura.
Segundo o ministro, ficou estabelecido que em outubro o aeroporto será reaberto parcialmente, com 50 voos diários (350 semanais), numa primeira etapa. E até dezembro, o aeroporto estará 100% aberto, operando como era antes da enchente.
Conforme Costa Filho, os pousos e decolagens serão viabilizados das 10h às 22h com o uso de 1,7 km da pista, trecho que não foi danificado pela enchente de maio. A segunda etapa, em dezembro, deverá ser liberado todos os 3,2 km de extensão. Neste recomeço, serão apenas voos domésticos.
"A reabertura segue, está sendo um esforço coletivo. O governo iniciou um estudo ao lado da AGU e do TCU sobre a possibilidade de reequilíbrio, ao mesmo tempo, a Fraport está fazendo as ações para reabertura do aeroporto", disse o ministro.
Segundo a CEO da Fraport Brasil, Andrea Pal, a reabertura ocorre em outubro, mas não há uma data definida até o momento. "Ficamos com outubro, porque vocês sabem melhor do que eu, provavelmente, que reduzem as chuvas. E fazer pavimento no inverno, quando a temperatura baixa, e chuva, é bastante difícil. E depende muito do clima. Se temos sorte, com menos chuva, vamos terminar mais rápido. De toda maneira, será em outubro", destacou Andrea.
Durante a enchente de maio, a pista do Salgado Filho, ficou 75% submersa, segundo a Fraport, concessionária do aeroporto.
Até outubro
Enquanto isso, os reforços na quantidade de voos seguem operando nos demais aeroportos do Rio Grande do Sul, além de Florianópolis e Jaguaruna, em Santa Catarina, que integram a malha aérea emergencial gaúcha.
A operação de embarque e desembarque no Salgado Filho utilizando a pista da Base Aérea de Canoas para pousos e decolagens seguirá operando normalmente até a primeira fase da reabertura, em outubro.
Fonte: GZH
Comments