O Conselho Superior da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) aprovou, na última sexta-feira (27), um reajuste de 25,52% na tarifa de água e esgoto de Novo Hamburgo. A nova tarifa será implementada em 2025 e permanecerá vigente por cinco anos.
A decisão foi tomada após análise de três propostas, sendo escolhida a com o segundo maior índice de aumento. O ajuste busca, entre outros objetivos, viabilizar o pagamento de uma dívida de R$ 160 milhões em precatórios, acumulada desde a criação da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa), em 1998.
Além de quitar os débitos, a Comusa terá como meta a universalização do abastecimento de água e do tratamento de esgoto. Conforme o marco do saneamento básico, essas metas devem ser alcançadas até 2033, com 99% da população atendida com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
Técnicos da Agesan-RS apontam que a tarifa poderá ser reduzida no futuro, desde que os investimentos necessários para atingir as metas sejam concluídos com sucesso.
Comments