top of page
Buscar

"Alguém com deficiência oculta numa fila preferencial pode sofrer preconceito", defende Ana Affonso


Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação.

Nesta segunda-feira (25), o Programa Start News recebeu a vereadora de São Leopoldo pelo PT, Ana Affonso, que comentou sobre o Projeto de Lei para identificação de Deficiências Ocultas, de sua autoria, e que foi aprovado em 1º turno na Câmara na última sessão.


O projeto de lei prevê a utilização de um cordão de fita com desenhos de girassóis como um meio de identificação de pessoas com deficiências ocultas. "O símbolo já é mundialmente reconhecido para a identificação de pessoas que possuem alguma deficiência oculta, aquelas que a gente não percebe no dia a dia, como na fila do banco, no mercado ou no trânsito. Quando alguém é surdo, autista ou tem TDH, são deficiências não perceptíveis a olho nu. Mesmo assim exigem um comportamento da sociedade com maior empatia e paciência", defendeu a vereadora


Seguindo a lei, as pessoas com deficiência já têm prioridade no atendimento. "Muitas vezes alguém com deficiência vai numa fila preferencial e o restante das pessoas olham e condenam. Elas pensam 'nossa ela é jovem, porque passou na frente'", argumentou. Ana Affonso também explicou os comportamentos esperados nesse tipo de situação. "Quando percebemos alguém fazendo o uso do cordão do girassol, devemos ter paciência, dar preferência e ter cuidado", detalhou.


O projeto de lei ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara. Após, deve ser sancionado pelo prefeito Ary Vanazzi e regulamentado. "A gente quer que o poder público ofereça o cordão do girassol. Não é um investimento caro para o município, inclusive pode ter logo da cidade junto. As pessoas com deficiências ocultas ou seus parentes vão até a secretaria responsável, se cadastram e recebem o cordão", projetou. O objetivo da vereadora é que a lei fique de responsabilidade da Secretaria de Direitos Humanos.


A gravação do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta segunda-feira (25), às 20h10, na radiostart.com.br.


Confira a entrevista completa:

Gustavo Bays, da Redação Start

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page