Alunos da escola Chico Xavier encerram atividades de 2021 do Museu do Rio com as escolas


Além disso, por meio do desdobramento do projeto “As pessoas, a cidade e o rio”. | Imagem: Jorge Passos/ PMSL.

O Museu do Rio de São Leopoldo abriu suas portas para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Cândido Xavier, do bairro Santos Dumont, para uma ação lúdica e de aprendizagem, no dia 3 de dezembro. A atividade de conhecimento encerra organização do museu com as escolas da cidade.

Os estudantes aprenderam sobre o rio, as histórias acerca do museu e conheceram as exposições, com a professora Adriane Centenaro. Além disso, por meio do desdobramento do projeto “As pessoas, a cidade e o rio”, com a professora Klau Brentano, as crianças realizaram uma atividade de pintura com tintas e tecidos e desenvolveram artes sobre o que aprenderam nessa aula especial.


O titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter, adiantou o compromisso do museu com as escolas para o próximo ano. "O Museu do Rio é um espaço rico em cultura sobre a nossa cidade, além de ser um espaço para adquirir conhecimento ambiental e nada melhor que ensinar esses assuntos tão importantes para aqueles que serão o futuro da nossa sociedade. Para o próximo ano, queremos trazer ainda mais os estudantes para dentro do Museu e contamos com as escolas do município para que desde as séries iniciais se tenha o pensamento de preservação de cuidar do nosso Rio", salientou.

A organizadora da atividade, Klau Brentano, destacou a ideia de retratar nossos pontos turísticos através da pintura. "É uma interação das crianças com a nossa cidade, com o rio, e uni arte com educação ambiental. Uma junção entre história e afetividade. Está sendo muito gratificante essa ação", ressaltou.

A professora da escola, Daniela Kuhn, falou sobre a importância da atividade. “É uma oportunidade dos alunos conhecerem a cidade, além de ensinar a preservar e admirar a cidade”, explicou. Já a estudante Isadora da Cunha, do 3º ano do fundamental, relatou o que achou do passeio promovido entre a escola e o museu. “Eu achei bem divertido, pois nunca tinha ido a um museu. Nós desenhamos aquilo que achamos legal, como o museu e o rio”, disse.


Fonte: PMSL

0 comentário