Amanhã é dia de vacinação contra a covid-19 nas pirâmides do largo Rui Porto, em São Leopoldo


A dose de reforço teve o tempo de intervalo reduzido para 5 meses no caso de idosos, com 60 anos ou mais, e profissionais de saúde. Para os imunossuprimidos basta 28 dias de intervalo da segunda dose. | Imagem: Romeu Finato/ PMSL.

A Secretaria da Saúde (Semsad) estará presente no sábado, dia 20, no evento “Esporte contra o Câncer”, oferecendo vacinação contra Covid-19 no largo Rui Porto, ao lado do ginásio municipal. Das 9h ao meio-dia, serão disponibilizadas vacinas de primeira, segunda e terceira dose.


Para receber o imunizante é preciso ter 12 anos ou mais e apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação, no caso da segunda ou terceira dose.


A dose de reforço teve o tempo de intervalo reduzido para 5 meses no caso de idosos, com 60 anos ou mais, e profissionais de saúde. Para os imunossuprimidos basta 28 dias de intervalo da segunda dose.


Cortes da segunda dose


Por conta da falta de repasses do imunizante da marca AstraZeneca/Fiocruz, a Prefeitura atende a recomendação do Estado de utilizar a marca Pfizer para a dose complementar. A data de corte será 29 de agosto.


Quem fez a primeira dose com a própria Pfizer segue o cronograma de corte do dia 5 de outubro. A Coronavac/Butantan será aplicada para quem completou 21 dias de intervalo da primeira. Para a segunda dose é necessário levar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.


Programação


O evento busca juntar a conscientização dos meses de Outubro, com o câncer de mama, e de novembro, com o câncer de próstata. A ação conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), que disponibilizará brinquedos infláveis para as crianças, e da empresa de maquiagens Mary Kay, que por meio de consultoras de beleza maquiará as mulheres presentes. Todas as atividades são gratuitas e seguirão os protocolos sanitários. O uso de máscara é obrigatório e será exigido o comprovante de vacinação em dia para as atividades.


A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) planeja a abertura com o Grupo de Capoeira Camboatá, com rodas de capoeira e aula de capoterapia. Também haverá aulas de ginástica e ritmos para todos os tipos de público. A atividade contará com uma feira de adoção de cães e gatos, organizada pela Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa). Em caso de chuva, o evento será transferido.


Domingo: Parque do Trabalhador


No domingo, dia 21, a equipe da Semsad estará no Parque do Trabalhador, das 13h às 19 horas. A ação faz parte das comemorações do 7º aniversário da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (Agap). Serão oferecidas as três doses da vacina contra a covid-19. A data de corte da segunda dose será igual no final de semana.


O Parque de Recreação do Trabalhador situa-se na rua Vicentina Maria Fidélis, 350, bairro Vicentina.


Fonte: PMSL

0 comentário