Ambulatório gratuito de Reabilitação Pós-Covid tem vagas abertas em São Leopoldo


Imagem: divulgação/ Unisinos.

O Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid, da Unisinos, está com vagas abertas para novos pacientes em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O local oferece reabilitação gratuita para pessoas que ficaram com sequelas da doença.


Os interessados em participar precisam agendar uma avaliação com a equipe pelo WhatsApp (51) 3591-1265. As vagas são limitadas.

O local foi lançado em janeiro de 2021. O atendimento acontece nas quintas-feiras à tarde, de forma presencial na Clínica de Fisioterapia da universidade. As atividades são feitas por alunos do curso de fisioterapia e conta com a supervisão de professores. O tratamento tem duração de oito semanas. Os estudantes realizam avaliações dos pacientes e, em seguida, iniciam um plano de tratamento fisioterapêutico, que incluiu treino aeróbio, de fortalecimento muscular e da musculatura ventilatória. Entre os sintomas mais comuns das sequelas da Covid, estão a fadiga (cansaço), falta de ar, dor no peito e fraqueza muscular. Resultados positivos A instituição realizou um estudo sobre o impacto do funcionamento do ambulatório e identificou que, após dois meses de tratamento, os pacientes apresentaram uma melhora significativa na capacidade funcional na força muscular e qualidade de vida.

O professor da Escola de Saúde, Thiago Dipp, aponta que o ambulatório é uma necessidade de saúde pública em um momento difícil da pandemia.

"Nós acompanhamos que os pacientes, após o período de internação, após a necessidade de ventilação mecânica e, também, os que não precisavam internar, depois do período de sintomas agudos, esses pacientes ficavam com algumas sequelas, como dor articular, muscular, falta de ar e cansaço, que normalmente não tinham”, conta.


Fonte: g1

0 comentário