A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a ativação de estações 5G em 102 municípios brasileiros, incluindo 19 cidades do Rio Grande do Sul. A partir da próxima segunda-feira (31), as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel a ativação do serviço.
Das 19 cidades contempladas, 14 estão localizadas no Vale do Taquari e cinco no Litoral Norte, incluindo Torres, Tramandaí e Encantado. Em Porto Alegre, o sistema foi implementado em julho de 2022.
A decisão de liberação ocorreu durante reunião Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), nesta quarta-feira (26). Com isso, 1.712 municípios brasileiros passarão a ter o 5G disponível.
Conforme a Anatel, a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes 5G nas localidades. A instalação das estações de quinta geração da tecnologia de internet móvel dependerá do planejamento individual de cada prestadora de serviço.
A Anatel também destacou que os usuários que recebem as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar interferências no funcionamento. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que recebem sinal da TV aberta por parabólica, podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento através do programa "Siga Antenado".
É necessário que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos, que podem ser solicitados pelo site do programa ou pelo telefone 0800-729-2404.
Cidades que tiveram liberação do 5G no RS:
Vale do Taquari:
Arroio do Meio;
Bom Retiro do Sul;
Colinas;
Cruzeiro do Sul;
Doutor Ricardo;
Encantado;
Estrela;
Fazenda Vilanova;
Imigrante;
Muçum;
Roca Sales;
Teutônia;
Vespasiano Corrêa;
Westfália.
Litoral Norte:
Capão da Canoa;
Imbé;
Osório;
Torres;
Tramandaí.
Fonte: GZH
コメント