O Brasil conquistou mais uma medalha de bronze, nesta quinta-feira (8), nas Olimpiadas de Paris. Edival Pontes, o Netinho, derrotou o espanhol Javier Pérez Polo, por 2 rounds a 1 na categoria até 68kg do taekwondo.
Mas o caminho até a medalha foi difícil, já que Edival Pontes foi derrotado de novo na primeira luta perdendo para o jordaniano Zaid Kareem, que venceu por 2 rounds a 1. Mas Netinho voltou à disputa porque Zaid se classificou para a final.
Só que até receber a notícia de que brigaria pelo bronze, se passaram oito horas. Nesse meio tempo, Zaid Kareem derrotou o turco Hakan Recber nas quartas de final e o britânico Bradly Sinden na semifinal e se garantiu na decisão do ouro, o que garantiu o retorno do brasileiro a disputa.
O primeiro adversário da repescagem foi Hakan Recber, exatamente o mesmo lutador que eliminou Netinho na estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A vitória, sem dúvida, teve um sabor especial. Além de garantir o paraibano na disputa pelo bronze, ainda serviu de vingança pela eliminação de três anos atrás.
Com a vitória, Netinho se classificou para enfrentar o espanhol Javier Perez Polo, campeão mundial em 2019, na disputa pelo bronze e o derrotou por 2 rounds a 1.
O brasileiro de 26 anos é o terceiro atleta do país ao ir ao pódio no taekwondo em Jogos Olímpicos. O paraibano entra no time de Natália Falavigna e Maicon Siqueira.
Esta foi a 15ª medalha do Brasil nos jogos de Paris. Ao todo, são dois ouros, cinco pratas e oito bronzes.
Fonte: CNN Brasil e Terra
Comments