Após incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia, Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre autoria do ataque
- Start Comunicação
- 12 de ago. de 2024
- 1 min de leitura

Um incêndio atingiu as instalações da usina nuclear de Zaporizhzhia, no Sul da Ucrânia, neste domingo (11), segundo informações da agência Reuters.
Em comunicados separados, Ucrânia e Rússia confirmaram que uma das torres de resfriamento da usina havia sido danificada. Ambos os países passaram a trocar acusações sobre autoria do ataque.
No X, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia pelo incêndio. Zelensky também adiantou que os indicadores de radiação estavam normais. "No entanto, enquanto os terroristas russos mantiverem o controle sobre a usina nuclear, a situação não é e não pode ser normal", disse o presidente ucraniano. "A Rússia tem usado a usina nuclear de Zaporizhzhia apenas para chantagear a Ucrânia, toda a Europa e o mundo", completou.
Uma autoridade local na cidade ucraniana de Nikopol, que vigia a usina, disse que havia informações não oficiais de que as forças russas haviam incendiado um grande número de pneus nas torres de resfriamento. Ele pediu aos moradores que mantenham a calma.
Evgeny Balitsky, um funcionário instalado pela Rússia na região ocupada de Zaporizhzhia, acusou a Ucrânia de iniciar o incêndio bombardeando a cidade vizinha de Enerhodar. As autoridades russas disseram ainda que a usina "sofreu sérios danos pela primeira vez" devido ao ataque de drones ucranianos.
A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que seus especialistas identificaram uma fumaça forte e escura vindo da área Norte da usina nuclear de Zaporizhzhia, após várias explosões nesse domingo.
"A equipe foi informada de um suposto ataque de drone hoje em uma das torres de resfriamento localizadas no local. Nenhum impacto foi relatado para a segurança nuclear", escreveu a agência no X.
Fonte: g1
Comentários