Buscar

Após restauração, Estátua do Laçador voltará ao Sítio na próxima terça


Reinauguração ocorrerá ainda em janeiro. | Foto: Ricardo Giusti/ Correio do Povo.

Após passar por uma restauração, a Estátua do Laçador voltará para o Sítio, na avenida dos Estados, zona Norte de Porto Alegre, na próxima terça-feira (11). Em restauro desde setembro de 2021, o monumento ainda passará por alguns ajustes já previstos na sua base, localizado próximo do Aeroporto internacional Salgado Filho, antes da reinauguração prevista para ocorrer ainda em janeiro.


"São sete anos de um projeto que muito nos orgulha, e poder devolver um Monumento restaurado, seguro e que simboliza tanto a força dos gaúchos é uma alegria imensa. Em especial neste ano em que a Capital Gaúcha completa 250 anos", disse Zalmir Chwartzmann, coordenador do Projeto Construção Cultural - Resgate do Patrimônio Histórico.


A recolocação da Estátua no Sítio na próxima terça será entre 16h e 17h, mas a partir das 15h começa a operação de translado do galpão, por onde passou pelas restaurações. Todo o processo será montado e monitorado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Durante o trajeto, o Laçador será escoltado pela cavalaria do Movimento Tradicionalista Gaúcha.


“Um dos pilares desta gestão é zelar pela memória e o patrimônio histórico e cultural da cidade. A repercussão e a importância do restauro do monumento O Laçador é uma prova de que os gaúchos também valorizam isso. Esse conceito e cuidado com a cultura norteiam o nosso trabalho na Diretoria de Patrimônio e Memória (DPM) e na SMC", afirmou Nelson Boeira, diretor da DPM.


Fonte: Correio do Povo



0 comentário
Sem título.png
Caixinha de perguntas Start.png