top of page
Buscar

Apagão afetou 942 mil clientes no RS, dizem empresas


Imagem: divulgação/ Enersim.

Um apagão nacional deixou vários municípios sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (15). Segundo levantamento, o desabastecimento afetou o Distrito Federal e 25 Estados do país, incluindo o Rio Grande do Sul. A falta de eletricidade afetou 942 mil clientes no RS.


A CEEE Equatorial informou que teve 495 mil pontos impactados em 46 municípios, o que corresponde a 27,5% do total de clientes. Já na RGE, foram 447 mil clientes, o que equivale a 15% da área de concessão.


De acordo com a CEEE e a RGE, a energia no Estado já foi totalmente reestabelecida ainda pela manhã.


Entenda


Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que interrompeu a transmissão de 16 mil megawatts (MW) no Norte e no Nordeste.


"Houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões (...) A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência", diz nota divulgada pelo ONS.


"O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas", informa o texto.


Roraima foi o único que não foi atingido pelo apagão. O Estado não integra o sistema interligado nacional e tem a energia fornecida por termelétricas locais.


Fonte: GZH

0 comentário
banner superior START CARNAVAL 2024.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page