Após quatro meses e doze dias o Grêmio voltará a jogar na Arena. O clube só espera a confirmação da CBF para que o jogo contra o Atlético Mineiro, válido pela 25 ª rodada do Brasileirão, seja alterado para às 11h do dia 1º de setembro.
A última partida do Grêmio em casa ocorreu no dia 20 de abril, quando o Grêmio venceu o Cuiabá por 1 a 0, pela 3ª rodada do Brasileirão. De lá para cá, após as inundações de maio, o Tricolor jogou 14 partidas como mandante, mas fora da Arena.
Porém, o aguardado retorno para a casa ocorrerá com muitas limitações, com o uso exclusivo de geradores e falta de conectividade e acesso à internet. O estádio operará em capacidade reduzida, a quantidade de torcedores que estarão presentes será definida nos próximos dias.
De acordo com o diretor de operações da Arena do Grêmio, Paulo Rossi, o foco será garantir a segurança dos torcedores e proporcionar uma operação eficiente neste retorno. “Sabemos das limitações atuais, mas cada evento é um passo importante para a recuperação completa da Arena”, afirma.
Segundo Rossi, ainda resta muito trabalho a ser feito nas quatro subestações de média tensão e baixa tensão que foram duramente atingidas pela enchente, que por sua vez depende da entrega de uma grande quantidade de materiais, painéis, disjuntores, sensores, entre outros, para que se possa finalmente reconectar a Arena à rede da concessionária, retomando a operação padrão da Arena.
Paulo Rossi ressaltou que, por enquanto, só poderão ser realizados jogos no estádio que iniciarem às 11h, pois outro sistema duramente atingido foi o da iluminação do campo, inclusive os refletores que serão trocados em breve.
O gramado da Arena passou por uma recuperação completa após permanecer submerso por 23 dias. A grama totalmente nova plantada foi a Zeon, amplamente utilizada em gramados na Europa, Oceania e Estados Unidos, devido à sua resistência e qualidade superior.
“Aplicamos adubos e produtos biológicos para promover o enraizamento, mesmo em baixas temperaturas, e utilizamos duas camadas de areia para nivelar o campo. Mais recentemente foi semeada a grama de inverno (Rye Grass) que já está em um estágio avançado de desenvolvimento e garantirá um campo em boas condições até o final do período de inverno. Claro que precisaríamos de mais tempo para o gramado estar nas condições ideais, mas todos estamos juntos fazendo um esforço para, com responsabilidade, fazermos o Grêmio voltar ao seu campo e à sua torcida”, afirma Paulo Rossi.
Devido à falta de conectividade, as catracas ainda não estarão funcionando, portanto a operação de controle de acesso dos torcedores será feita por meio do sistema handhelds, equipamentos portáteis para leitura de ingressos que funcionam off-line, amplamente utilizados nos shows e grandes eventos.
Com o acesso podendo ser um pouco mais lento, a administração da Arena pede para que os torcedores cheguem com até 2 horas de antecedência, período que marca a abertura dos portões, para evitar aglomerações.
A administração também pede aos torcedores que tragam dinheiro em espécie caso desejem se alimentar durante a partida, pois os alimentos serão industrializados e vendidos apenas em dinheiro, em razão da falta de conectividade e internet impossibilitar o uso de máquinas de cartão.
Fonte: Correio do Povo
Comments