Aromaterapia tem tido bons resultados no Hospital Centenário em São Leopoldo


Aromaterapia para uma boa hora | Imagem: Aline Marques

Aromas que relaxam, que acolhem, que aliviam a dor e que dão a sensação de força para a hora do parto. Essas são características dos óleos essenciais utilizados no Centro Obstétrico do Hospital Centenário de São Leopoldo com gestantes em pré-parto. Por meio de difusores, que vaporizam os óleos, a Aromaterapia é mais um recurso oferecido para tranquilizar as gestantes.


A coordenadora de Enfermagem do Centro Obstétrico, Simone de Souza, que implantou a terapia na instituição há cerca de seis meses, destaca os benefícios da terapia. “Estudos comprovam que as substâncias concentradas, extraídas de plantas aromáticas, melhoram o bem-estar e amenizam desconfortos e auxiliam no equilíbrio emocional”, diz. É importante, lembra Simone, que sejam óleos essenciais pelas propriedades que contêm. “Aqui no Hospital Centenário buscamos um atendimento acolhedor para esse momento tão importante na vida de uma mulher’’, completa. A Aromaterapia pode ser associada à Cromoterapia, também utilizada na instituição.


Para a presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, as terapias alternativas comprovadas, são recursos que auxiliam no bem-estar das pacientes. “Priorizamos o conforto das gestantes para esse momento tão importante. É um investimento na qualidade e humanização que são referência nas nossas linhas de cuidados”, destaca.


São várias as opções de aromas e cada uma é indicada para uma sensação de conforto diferente. A lavanda, camomila e óleo de olíbano têm ação relaxante, auxiliam na respiração e são utilizados no primeiro período do parto. Já a sálvia sclárea é indicada para aliviar a dor e favorecer as contrações; enquanto aromas mais fortes como o jasmim, promovem a sensação de força e antecipação do trabalho de parto.


À espera de Benjamin, Emília Richter da Silva, 22 anos, se surpreendeu com o acolhimento que recebeu. “É um momento que já estamos tensas, estou esperando meu primeiro bebê. Então um ambiente assim acaba nos tranquilizando, tirando um pouco do medo, está sendo melhor do que eu esperava”, disse.


Importante ressaltar que a Aromaterapia é uma opção oferecida à gestante e todos os cuidados são observados para evitar incômodos, como dor de cabeça ou náusea.


Fonte: PMSL

0 comentário