Foram assinadas nesta quinta-feira (4) as ordens de início para a construção de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) pelo PAC II, no bairro São Miguel, e das obras de infraestrutura nos Loteamento Manteiga II e Cerquinha, pelo FGTS Pro Moradia.
“São dois projetos que se relacionam diretamente com os direitos humanos: direito fundamental de moradia e direito a uma educação pública e de qualidade”, afirmou a secretária de Educação (Smed), professora Renata de Matos.
Segundo ela, o projeto para uma nova EMEI estava em curso desde 2011 para atender a uma demanda da Região Oeste, mas foi interrompida com a mudança de governos municipal e federal. “Esta obra é de fundamental importância para pensar de que forma se construiu a política pública de educação nos últimos anos, em especial nos governos que estiveram afrente do país naquele período”, pontuou a professora, destacando que “sem ampliação de moradias populares, a gente não se desenvolve enquanto sociedade, no princípio elementar da cidadania que é ter moradia, ter alimentação, ter escola de qualidade”.
Durante a assinatura, o prefeito Ary Vanazzi revelou que estava profundamente emocionado ao ver o retorno das crianças às escolas depois da enchente. “O clima que se cria de energia positiva, de carinho, de solidariedade nos fortalece para reconstruir a cidade”, disse ao destacar a importância destes investimentos. “Nessa tragédia que estamos vivendo, estamos assinando duas ordens de início aqui que significam R$ 20 milhões de investimento”, finalizou o prefeito.
Guilbert Trendt, da Start Comunicação
Comments