Após a retomada dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Campina e Paim na semana passado, a Secretaria Muncipal da Saúde (Semsad) Fundação Municipal de Saúde de São Leopoldo (FMS-SL) estão retomando os atendimentos na UBS Santo Augusto, no bairro Scharlau. De forma provisória, o acolhimento à população acontece em uma estrutura montada pelo Sesi na parte externa do espaço.
Com essa reabertura, a cidade contabiliza 24 unidades básicas abertas, além da assistência aos albergues.
“É um desafio permanente. A parceria com associação de moradores e o Sesi tem sido muito importante nessa retomada. Todos os espaços oferecem conforto e qualidade”, garantiu o secretário Julio Dorneles.
Segundo a pasta, foram 16 UBS atingidas pela enchente história de maio, sendo que oito delas completamente inundadas e, as demais, com danos parciais. Ainda de acordo com a Semsad, as perdas são estimadas em R$ 17 milhões. Os valores já foram informados ao Ministério da Saúde, que se comprometeu no repasse de verbas. Nesta terça-feira (2), seis refrigeradores e dez computadores foram encaminhados pelo governo do Estado ao município.
As UBS abertas na cidade são: Baum, Campestre, Centro do Idoso, Cohab Duque, Cohab Feitoria, Imigrante, Jardim América, Madezatti, Materno Infantil, Parque Mauá, Pinheiro, Rio Branco, Santa Marta, Santo André, São Cristóvão, Scharlau e Trensurb.
Já as UBS em locais provisórios são:
UBS Rio dos Sinos (rua Demétrio Ribeiro, 233);
UBS Brás (Associação de Moradores, rua Leopoldo Wasun, 984);
UBS Padre Orestes (Tendas do Sesi);
UBS Paim (Tenda do Sesi);
UBS Campina (Tenda do Sesi);
UBS Vicentina (equipe de trabalho reforça atendimento na UBS Paim – rua Homero Batista, 167).
Guilbert Trendt, da Redação Start
Comments