top of page
Buscar

Atividades de contraturno do Programa Mais Educa São Léo têm início; investimento é de R$ 3,2 milhões

Imagem: divulgação/ PMSL.

Teve início nesta segunda-feira (11) as atividades do Mais Educa São Léo, que devem contemplar 8 mil estudantes em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da cidade durante 2024. Segundo a Secretaria de Educação (Smed) de São Leopoldo, o investimento total é de R$ 3,2 milhões.


“Além de oportunizar diferentes práticas, a iniciativa está ligada diretamente à satisfação do aluno em estar no ambiente escolar, pois motiva, incentiva e cobra resultados”, explica o titular da pasta, professor Ricardo Luz.


O programa oportuniza oficinas no contraturno escolar, com atividades pedagógicas extracurriculares e de estímulo às habilidades. Elas ocorrem no próprio espaço das escolas ou em polos pelo município (com transporte gratuito). São diversas práticas esportivas, artísticas, culturais e também de tecnologia.


Entre as oficinas oferecidas pelo Mais Educa estão práticas na área esportiva (Rugby, Hóquei indoor, Capoeira, Lutas, Clube do Tabuleiro e Atletismo), artísticas (Banda, Teatro, Dança, Música e Artes Visuais), cultura (Jornal da Escola, Clube de Inglês, Rádio Poste, Dança típicas e Literatura.) e tecnológica (Cinema, Fotografia, Robótica, Informática e Games).


Para participar é necessário o estudante procurar a supervisão escolar e realizar sua inscrição. A preferência é dada aos alunos e alunas com dificuldades de aprendizagem e em situação de vulnerabilidade social.


“Acreditamos que a ampliação da jornada escolar tende a contribuir no processo de educação e atinge diretamente as questões de ensino e aprendizagem. Prova disso é que, em 2023, 98% dos estudantes que participaram das oficinas passaram de ano”, diz o coordenador de Projetos da Smed, Éderson Costa dos Santos.


Novas escolas com Mais Educa


Em 2024, 11 EMEFs passaram a receber a ação, além das 25 que já estavam contempladas. Começaram a ter atividades de contraturno as escolas: São João Batista, Professor José Grimberg, Paul Harris, Maria Gusmão Britto, Irmão Weibert, Franz Louis Weinmann, Senador Alberto Pasqualini, Tancredo Neves, Dr. Borges de Medeiros, Professor Emílio Meyer e Maria Emília de Paula.


As EMEFs Bento Gonçalves e Coelho Neto não recebem o Mais Educa, já que são instituições de turno integral.


Oficinas externas


As atividades fora da escola do Mais Educa ocorrem através de parcerias feitas entre a Smed e entidades, instituições e organizações. Com o intuito de atender a demanda necessária e ampliar as vagas, os alunos e alunas que são atendidos não são os mesmos já contemplados nas oficinas oferecidas nas instituições, porém, os critérios de seleção são os mesmos.


Entre as atividades estão:

  • Canoagem;

  • Banda Municipal Musical Estudantil;

  • Aimoré – Futebol de Campo;

  • Programa Esporte Integral PEI/Unisinos;

  • Tênis;

  • Oficinas na Escola de Artes Pequeno Príncipe.

0 comentário

Comentários


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page