top of page
Buscar

Audiência Pública em São Leopoldo define encaminhamentos para revitalização da área do trem


Imagem: Eduarda Rocha/ Bancada PT São Leopoldo.

A Câmara de Vereadores de São Leopoldo realizou, na manhã desta quarta-feira (9), uma Audiência Pública promovida pelo gabinete da vereadora Ana Affonso (PT), reunindo líderes comunitários, representantes de secretarias municipais e moradores que reside na região Nordeste do município. O evento teve como objetivo discutir os passos iniciais para a construção de um projeto de lei visando a revitalização da área do trem na região.


Durante a abertura da audiência, Ana destacou a importância da participação cidadã na construção de políticas públicas que promovam o bem-estar da população. “Este evento marca o início de um processo de discussão e cooperação que visa transformar a área do trem na região nordeste de São Leopoldo em um espaço vibrante e inclusivo”, disse.


Participaram do debate os secretários de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, de Mobilidade Urbana, Sandro Lima, de Governo, Nelson Spolaor, e a secretária de Habitação, Karina Camillo. Cada um apresentou suas visões sobre a revitalização, enriquecendo o debate com insights sobre mobilidade, lazer, cultura e habitação para a região.


A vereadora Ana Affonso enfatizou o fato de que a prioridade do governo municipal era garantir moradia e infraestrutura para as famílias e entidades que tiveram de ser realocadas com a obra do trem. “Na época, o Governo Vanazzi lutou para que não houvesse prejuízos à comunidade. Agora, vamos buscar a criação de espaços multifuncionais que atendam às necessidades da comunidade, promovendo mobilidade, lazer e atividades culturais. A integração entre as secretarias e o nosso mandato busca garantir que as ações estejam alinhadas com as demandas e expectativas dos moradores”, afirmou.


Já o secretário Sandro Lima apresentou o estudo para um primeiro projeto que prevê a construção de ciclovia, espaço para pedestres e iluminação. Essa primeira ação deverá ser custeada com recursos obtidos pelo município em financiamentos já aprovados. “Em nosso ponto de vista é necessário consolidar rotas cicloviárias, como também o lazer. Seria um pontapé inicial para a revitalização, pensando na perspectiva de utilizar a elevada do trem que já é utilizada pela população. A partir disso, pensar em projetos para a construção de praças e espaços de lazer e paisagismo”, destacou.


Já o secretário de Cultura relembrou o processo e as negociações feitas no período em que o trem foi estendido até Novo Hamburgo, que envolvia as áreas por onde a elevada está localizada atualmente. “Existem alguns entraves burocráticos que deverão ser solucionados nas próximas semanas, permitindo que seja colocado em prática o projeto Pilares da Cidadania. Envolveremos artistas locais e também a população que reside na região nordeste”, comentou Frison.

Contribuição da Comunidade


Durante a audiência, os moradores tiveram a oportunidade de fazer perguntas, expressar opiniões e compartilhar suas preocupações sobre a revitalização da área do trem. Entre as lideranças comunitárias, esteve presente o vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Brás, Marcelo Batista Nunes. “Para nós moradores será uma grande conquista, pois esta é uma reivindicação antiga. Sonhamos com pracinhas, lugares para caminhar, para a prática de exercício, do lazer, desfrutar dos espaços com a família com segurança”, contou.


Segundo a vereadora proponente, os diálogos construtivos entre a comunidade e os representantes governamentais demonstraram o compromisso coletivo em criar soluções que beneficiem a todos. “A colaboração entre os diferentes setores da administração municipal e a interação com a população continuarão a ser a base desse processo. Nosso mandato seguirá não só pautando este debate aqui no Legislativo e no governo, como também estimulando a comunidade que participe conosco desta construção coletiva”, finalizou.


Colaboração da jornalista Eduarda Rocha

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page