AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE TRABALHO PRISIONAL ACONTECE NA CÂMARA DE VEREADORES NESTA QUARTA-FEIRA, 29

SÃO LEOPOLDO: nesta quarta-feira (29), a Câmara de Vereadores de São Leopoldo promove, às 19 horas, uma audiência pública para debater o trabalho prisional na administração pública e iniciativa privada. A proposta é do vereador Falcão (MDB) e tem o apoio da direção do Instituto Penal de São Leopoldo, que defende a assinatura do convênio com o município de São Leopoldo. “Acho importante ouvir a comunidade sobre este tema e avançar nesta construção com o Executivo Municipal e também com a iniciativa privada”, salienta Falcão.


Vereador Falcão (MDB)

DEBATE: o vereador acredita que é possível inserir aqui, neste momento, a experiência que já é praticada em outros municípios, como os vizinhos, Sapucaia do Sul e Esteio, que usa inclusive apenados recolhidos em São Leopoldo. “Além de uma alternativa para a ressocialização, São Leopoldo também pode avançar na execução de serviços públicos básicos hoje tão necessitados e a um custo menos oneroso”, frisa. Falcão sabe que este é um assunto que muitas vezes apresenta opiniões diferentes e por isso reforça a importância de debater durante uma audiência pública.


ESTATÍSTICA PRISIONAL


De acordo com a administradora interina do Instituto Penal de São Leopoldo, Fernanda Camargo, atualmente a casa prisional possui uma população de 182 apenados. Deste total, 50% já estão em atividade laboral ativa e os outros 50% estão aptos para desenvolver um trabalho externo durante o dia. Ela conta que, hoje, a maior parte do trabalho prisional está concentrado na iniciativa privada que emprega 60% dos apenados que trabalham. A outra parte presta serviços a Prefeituras como Sapucaia e Esteio.


DIÁLOGO COM O EXECUTIVO


Fernanda explica que já iniciou uma conversa com o secretário de Segurança de São Leopoldo e tem tentando fortalecer esse vínculo e espera poder dialogar diretamente com o prefeito. “Esta audiência pública tem um papel muito importante, não apenas para gestão pública, mas também para o empresariado local. É o momento certo para conhecerem os benefícios de investirem neste tipo de mão de obra”, destaca.


AUDIÊNCIA PÚBLICA

QUANDO: 29/09

HORÁRIO: 19H

ONDE: CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO LEOPOLDO

PROPONENTE: VEREADOR FALCÃO

MODALIDADE HÍBRIDA: PRESENCIAL E ONLINE - COM TRANSMISSÃO PELOS CANAIS DA CÂMARA NO YOUTUBE (https://www.youtube.com/c/CâmaraSãoLeopoldo) E FACEBOOK: (https://www.facebook.com/CMSaoLeopoldo)


Colaboração: Assessoria de comunicação da bancada do MDB na Câmara de Vereadores de São Leopoldo

0 comentário