top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Aulas de português como língua de acolhimento para migrantes são retomadas em São Leopoldo

Imagem: divulgação/ PMSL.

Após a pausa devido à enchente que atingiu São Leopoldo, as aulas do Português como Língua de Acolhimento para migrantes (PLAc) foram retomadas no dia 14 de junho e seguem até a próxima sexta-feira (12). Os encontros sempre são realizada nas sextas-feiras, no Câmpus da Unisinos. 


Após a aula especial de acolhida, os estudantes seguem trabalhando com um livro de literatura que narra a história de um brasileiro que migrou internamente em busca de condições melhores de vida. A partir dessa história, os alunos produzirão as suas próprias narrativas, que irão virar um e-book e ganhar novos leitores.


De acordo com a coordenadora do PLAc, professora Graziela Andrigheti, o mês de maio de 2024 foi um mês difícil também para muitos dos alunos da turma. As aulas que iniciaram em março foram suspensas no dia 3 de maio. “Seguimos acompanhando a situação de todos a partir das trocas de mensagens via WhatsApp. Infelizmente, muitos de nossos alunos tiveram suas casas inundadas. Alguns se refugiaram na casa de vizinhos, amigos, colegas da turma de PLAc. Outros precisaram ir para abrigos. Durante este período sem aulas, fizemos também entregas de alimentos, cobertas, kits de higiene e kits de limpeza para os alunos do PLAc”, lembra. 


Acolhida na volta às aulas


A data de retorno das aulas foi combinada com os alunos. E o encontro foi de acolhida, partilha de experiências vividas e um trabalho mais focado em vocabulários e outros recursos linguísticos bastante presentes nos textos orais e escritos que circularam no mês de maio, como bacias hidrográficas, enchentes, transbordamento de diques, comportas, sistema de alerta, meteorologia, barragens, nível dos rios, sistema de esgoto, entre outros.


“Na aula também foram retomadas a temática das campanhas informativas e do uso de recursos como o modo imperativo para alertar, convencer, dar instruções, por exemplo e trabalhamos com uma campanha governamental sobre a leptospirose e os riscos de contaminação em casos de inundações”, disse a coordenadora do PLAc. 


As aulas da próxima turma do PLAc irão acontecer no Câmpus da Unisinos, de meados de agosto a meados de dezembro de 2024.

0 comentário

Comments


banner-start980x135.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page