
Auxílio Brasil: Como se inscrever para receber os R$ 400?

O novo programa de transferência de renda do governo federal, o Auxílio Brasil, tem seu lançamento programado para o mês de novembro de 2021. A medida surge para ajudar famílias carentes assistidas no Bolsa Família após os fim dos repasses do auxílio emergencial. De acordo com informações do governo, o valor médio do benefício será de R$ 400.
Com a proximidade dos pagamentos, muitas pessoas estão em dúvida sobre como se cadastrar no Auxílio Brasil. A porta de entrada para o programa é uma só: o Cadastro Único (CadÚnico). Ele é feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do Cadastro Único de cada município.
Documentos para ingressar no Cadastro Único?
A inscrição no CadÚnico deve ser feita pelo representante da família, de preferência mulher. Durante a solicitação, o representante deve apresentar seu número de CPF ou Título de Eleitor. No caso das outras pessoas da família, a documentação exigida inclui:
RG;
CPF;
Certidão de Nascimento;
Certidão de Casamento;
Carteira de Trabalho;
Título de Eleitor.
*Em relação aos cidadãos indígenas, pede-se o Registro de Nascimento Indígena (Rani). Lembrando que quem não estiver no CadÚnico não terá chance de participar do Auxílio Brasil.
Consulta ao CadÚnico
Depois de feita a inscrição no CadÚnico, os inscritos podem verificar a situação do cadastro por meio dos seguintes canais:
Pelo site do Governo Federal;
Aplicativo “Meu CadÚnico”, habilitado para celulares Android ou iOS; e
Central de atendimento da Caixa Econômica Federal responsável pelos repasses do Bolsa Família e, futuramente, também do Auxílio Brasil. O número é 0800 707 2003, com ligação gratuita para qualquer parte do país.
Fonte: capitalist.com.br