Auxílio Brasil tem calendário e novas regras liberadas; Saiba como verificar seu benefício


O Auxílio Brasil começa oficialmente neste mês de novembro, quando substitui de vez o Bolsa Família. Até o fim do ano, o governo federal anunciou que somente quem já está inscrito no antigo programa de transferência de renda terá direito aos pagamentos.


Cerca de 14,6 milhões de brasileiros fazem parte desse grupo. A pretensão é inserir mais de dois milhões de pessoas na folha de pagamento do benefício em 2022, totalizando 17 milhões de beneficiários e zerando a fila de espera para entrar no programa.


Embora o presidente Jair Bolsonaro tenha prometido elevar o valor médio do Auxílio Brasil para R$ 400, o plano foi adiado para dezembro. Neste mês, será oferecido apenas um reajuste de 20%.


Calendário do Auxílio Brasil


O programa começa nos mesmos moldes do Bolsa Família, com depósito do dinheiro de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) do aprovado. Além disso, os pagamentos seguem sendo feitos nos últimos dez dias úteis de cada mês. Veja o calendário:


Inscrição e verificação de cadastro


A inscrição no Auxílio Brasil requer que a família já esteja cadastrada no Cadastro Único de Programas Socais (CadÚnico). Para isso, basta comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e entregar pelo menos um documento de cada integrante da família.


Quem já está cadastrado e quer consultar sua situação pode fazer isso por meio do aplicativo Meu CadÚnico ou no próprio CRAS onde realizou sua inscrição. Também é importante lembrar que o cadastro precisa ser atualizado com frequência para evitar conflito de informações.


Fonte: capitalist.com.br

0 comentário