top of page
Buscar

Avança o debate sobre ampliação da linha da Trensurb em Porto Alegre e Região Metropolitana

Continua em debate a articulação de ações relativas à possível expansão das linhas de trens urbanos da Região Metropolitana de Porto Alegre. O assunto foi tema de encontro entre representantes da Trensurb e equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).


A pauta leva em consideração diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e abrange dois projetos: expansão da Trensurb na Zona Norte da capital gaúcha (“Linha Nordeste”) e estudo de viabilidade de prolongamento entre as cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.


De acordo com a diretora de Planejamento Urbano e Metropolitano da Sedur, Tassiele Francescon, a iniciativa é de grande relevância para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana. Trata-se da área mais densamente povoada do Estado, ao concentrar mais de 4 milhões de habitantes.


Franciele explica que “conforme as diretrizes de um projeto desenvolvido em 1998, o estudo preliminar prevê que a Linha Nordeste se interligará à Linha 1 em formato de 'Y' a partir da Estação Aeroporto, atendendo à área Nordeste da Região Metropolitana de Porto Alegre. O trajeto proposto se estende além da Estação Triângulo até a cidade de Alvorada”.


A implantação da rede é considerada pelo grupo como uma situação ideal quanto à inserção urbana do traçado, ao sistema viário, vetores de expansão ocupacional e, sobretudo, ao aprimoramento da qualidade de vida da população. “Isso possibilitará uma rede de transporte de alta capacidade para atendimento à população, bem como a integração com os demais modais de transporte e a integração tarifária”, acrescenta a representante da Sedur.


No que se refere ao plano de realização de um estudo de viabilidade da expansão ferroviária entre os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, serão realizadas análises de viabilidade sobre uma nova ligação nas estações ferroviárias das cidades abrangidas.


A reunião também foi aproveitada para apresentação de uma proposta a elaboração de um Seminário Temático entre Sedur, Metroplan, Trensurb e prefeituras da Região Metropolitana, para apresentação dos projetos existentes e promoção do debate entre todos os interessados.


Discutiu-se, ainda, a possibilidade de criação de uma comissão para tratar de questões como política tarifária integrada, integrações com demais modais de transporte, sobreposições de trajetos em projetos, arranjo institucional, centralização, modelos de transportes e sustentabilidade.


Fonte: O Sul


0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page