Buscar

Avanço tecnológico e empreendedorismo em São Leopoldo são pautas no Programa Start News desta quarta


Juliano Maciel comentou sobre os avanços da cidade na área do empreendedorismo. | Imagem: Andressa Deuner/ Start Comunicação.

O Programa Start News desta quarta-feira (1º) recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Juliano Maciel, que comentou sobre os avanços da cidade na área do empreendedorismo.


“A gente precisa avançar em nosso ambiente empreendedor em São Leopoldo. Nós precisamos ter um fluxo de ambiente interno com processos muito mais ágeis que incentivem e acolham aqueles que já empreendem na cidade e os que têm o sonho de se tornar um empreendedor. A partir desse ponto, podemos criar interlocuções importantes entre as entidades de classe, pois sabemos que muitas vezes acabam tencionando os negócios”, conta Juliano.


Na tarde desta terça-feira (31), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, esteve reunido com o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Gastal, na sede da Secretaria em Porto Alegre para discutir sobre uma possível vinda de uma parte da South Summit para a cidade em 2024. Juliano Maciel enfatiza o impacto que a feira traria para a região. “Nós participamos da feira que ocorreu em Porto Alegre e tivemos diversas palestras, do prefeito, Tecnosinos, etc. O Vanazzi se interessou por aquele ambiente de empreendedores e startups e enxergou uma oportunidade ali”, explica o secretário.


São Leopoldo tem focado muito na questão tecnológica da cidade com o Tecnosinos. Para acompanhar essa expansão, a cidade lançou o Inova São Léo. “O primeiro projeto que lançamos foi o 3 Mil Talentos TI, que ocorre desde o ano passado e já está em execução. Nesta quinta-feira (2), teremos outro passo importante, que é a votação para o Projeto de Lei na Câmara de Vereadores que estabelece as medidas de incentivo à pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no município de São Leopoldo”, conta.


O secretário da Sedettec também fala sobre a mudança para a retirada de alvarás na hora de abrir uma empresa. “A questão dos alvarás sempre foi uma das nossas prioridades como gestão. A reclamação era que São Leopoldo complicava muito na hora de se abrir uma empresa. Após muitos estudos, nós contratamos o Programa Cidade Empreendedora com o Sebrae, cujo um dos eixos é o de desburocratização na criação de alvarás. Hoje, em nosso município, o processo está ágil. Não existe mais fila aguardando a liberação”, afirma.


Sobre a geração de empregos na cidade, Juliano ressalta: “Pedi para que fosse feito um comparativo de empregos na região de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas e Gravataí nos anos de 2019, 2020 e 2021. Nós chegamos ao resultado (confira abaixo os números) que São Leopoldo não estava estagnado, mas sim se manteve numa constância de empregos enquanto as outras cidades tinham muitas oscilações no setor empregatício”, comemora.

Imagem: divulgação/ Sedettec.

Imagem: divulgação/ Sedettec.

Imagem: divulgação/ Sedettec.

Imagem: divulgação/ Sedettec.

O Programa Start News com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Juliano Maciel, tem reprise nesta quarta-feira (1º), às 20h, na radiostart.com.br


Confira a entrevista na íntegra


Andressa Deuner, da Redação Start

0 comentário
Sem título.png
Caixinha de perguntas Start.png