Barco-Escola Peixe Dourado chega a São Leopoldo para reforçar a educação ambiental
- Guilbert Trendt
- 6 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Após superar trâmites burocráticos e concluir uma viagem-teste de oito horas pelo Rio dos Sinos, o Barco-Escola Peixe Dourado atracou em São Leopoldo na tarde desta quinta-feira (5). A embarcação, que será gerida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), agora está no deck do Museu do Rio, na Rua da Praia, onde servirá como ferramenta de educação socioambiental.
“O Barco-Escola é um projeto que irá fomentar a educação socioambiental, não só de São Leopoldo, mas de todos os municípios que integram a foz do Rio dos Sinos. A partir desta embarcação estaremos devolvendo o rio para a comunidade”, destaca a titular da Semmam, Jussara Lanfermann.
Antes da chegada ao município, o barco passou por inspeções rigorosas, incluindo a aprovação final da Marinha, e realizou uma viagem-teste partindo do Clube dos Jangadeiros, na Zona Sul de Porto Alegre, até São Leopoldo. Quem acompanhou o percurso a bordo da embarcação foram o ex-secretário da pasta, Anderson Etter, e o diretor do Observatório Municipal do Clima, Everson Gardel.
A partir de agora, a tripulação iniciará o reconhecimento das águas do Rio dos Sinos e o planejamento das rotas para as próximas viagens, incluindo a definição de tempos de percurso e outros detalhes técnicos necessários.
A embarcação será a sede de projetos que visam ampliar a consciência ambiental e envolver a população no cuidado com o rio. Segundo Jussara, o espaço será público e gratuito, com passeios que já estão sendo planejados em parceria com a Secretaria de Educação (Smed) e o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). “Esperamos a presença de todos na cerimônia de inauguração. Queremos apresentar as funcionalidades do barco e deixar claro que esse é um espaço público de fomento às políticas ambientais do município”, reforçou.
A cerimônia oficial de inauguração está prevista para a próxima semana, em data a ser confirmada. Na ocasião, será divulgado o cronograma de atividades e detalhes sobre o agendamento de passeios, que poderão ser realizados por escolas e pela comunidade.
Estrutura do Barco-Escola
Construído pela Indústria Naval Catarinense Ltda., de Navegantes (SC), o barco no estilo catamarã possui capacidade para 66 pessoas e foi projetado como uma sala de aula flutuante. Ele será utilizado para educação socioambiental sobre o Rio dos Sinos, pesquisa, ecoturismo, controle e fiscalização ambiental.
Com 18 metros de comprimento, 7 metros de largura e 4,5 metros de altura, a embarcação teve um custo aproximado de R$ 5,1 milhões, financiados com recursos do município e do Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fundema).
Kommentit