top of page
Buscar

Bloqueio na BR-116, em Nova Petrópolis, é estendido após fortes chuvas


Imagem: Gabriela Garcia/ RBSTV.

O bloqueio na BR-116, em Nova Petrópolis, foi estendido até 5 de fevereiro, conforme comunicado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última sexta-feira (26). O trecho está interditado para obras no km 181, que sofreu quedas de barreiras em 2023.


De acordo com as autoridades, a extensão do fechamento da via deve-se ao acumulado de chuva nos últimos 10 dias, o que atrasou os trabalhos.


Anteriormente, a previsão de reabertura do trecho, ainda no sistema pare e siga com semáforos, era de 31 de janeiro. Segundo a PRF, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) identificou um acumulado de 200 milímetros de chuva na região entre os dias 15 e 25 de janeiro. A precipitação também causou o desprendimento do material colocado na encosta da obra.


Rotas alternativas


A prefeitura de Nova Petrópolis informou que, durante o período das obras, as estradas de Arroio Paixão e Linha Pirajá estarão liberadas para veículos leves.


Para veículos pesados, a alternativa é utilizar a ERS-452 para ir até Feliz e, a partir daí, seguir em direção ao município de Linha Nova pela Estrada São Roque. Em seguida, é possível seguir em direção a Nova Petrópolis, passando pela localidade de Linha Olinda.


Outra alternativa para chegar à cidade é acessar a Região das Hortênsias via Rota do Sol. Na localidade de Tainhas, em São Francisco de Paula, é necessário ingressar na ERS-020 que leva à sede do município. A partir dali, basta acessar a ERS-235 e seguir para Canela, Gramado ou Nova Petrópolis.


Obras de concretagem


As obras do trecho são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). De acordo com o órgão federal, os trabalhos entre o km 178 e o km 181 estão na fase de concretagem. Em nota, o DNIT explica que a execução é feita nos pontos mais altos da obra, por isso os veículos precisam estar posicionados na pista, o que causa o bloqueio total.


Ainda segundo o órgão, nessa fase ocorre o desprendimento de sedimento e rochas de grandes alturas, o que poderia causar acidentes no caso de tráfego no local.


Fonte: GZH

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page