Bolsonaro discute reestruturação de carreiras da polícia


Bolsonaro discute reestruturação de carreiras da polícia | Imagem: Isac Nóbrega / PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que quer discutir a reestruturação de carreiras da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Depen (Departamento Penitenciário Nacional). Entre as mudanças, está o reajuste salarial para as classes, que compõem sua base eleitoral. Não há, ainda, valores definidos, o que pode atrasar as negociações.


O movimento de reestruturação é visto como justo e oportuno, de acordo com o presidente da ADPJ (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária), Gustavo Mesquita Galvão Bueno. O delegado, contudo, avalia que a Polícia Civil foi escanteada pelo governo federal.


“Nós esperamos com essa intenção do governo, que é justa e oportuna, que não se esqueça da Polícia Civil. Infelizmente, desde o início do governo, foram pouquíssimas as vezes em que o presidente pronunciou o termo Polícia Civil”, afirmou. “A impressão é que estamos em segundo plano, esquecidos, porque realizamos uma atividade, de Estado e que demanda independência e autonomia, e que talvez possa incomodar alguns governantes de plantão”, acrescentou.


O reajuste salarial foi tema de reunião ocorrida na última segunda-feira (13) entre os ministros Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) e Paulo Guedes (Economia). Na ocasião, o titular entregou para o posto Ipiranga documentos relativos à reestruturação de carreiras de policiais. A ideia do governo é apresentar o tema no ano que vem por meio de uma medida provisória.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário