top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Cães resgatados da enchente em São Leopoldo aguardam adoção em centro de reabilitação


Imagem: divulgação/ PMSL.

Nove cães que sobreviveram à enchente em São Leopoldo ainda aguardam uma nova chance de vida em lares definitivos. Após o fechamento do abrigo emergencial que os acolheu por quatro meses no antigo prédio do BIG/Carrefour, parte dos animais foi adotada, mas cães como Mel, Ruan, Oreo e Alemão continuam em busca de uma família. Com comportamentos reativos e traumas profundos, eles foram encaminhados para o centro de adestramento Vale da Neblina, em Farroupilha, onde recebem cuidados especializados.


No centro, os cães passam por um processo de socialização e adestramento, trabalhando diariamente com Cesar Augusto Beux, adestrador e proprietário do espaço. “Após aceitar a manipulação e o toque, a gente começa a trabalhar na formação de uma comunicação básica – comandos básicos de obediência – para tirar um pouco a reatividade ao toque do ser humano”, explica Beux, que destaca o progresso dos animais. “Não são cães fáceis, mas independente do passado deles, o que fazemos é entender como eles reagem e tentar criar o maior número de situações possíveis para saber como se comportam e ir trabalhando aos poucos para buscar melhor qualidade de vida no futuro”, completa.


Entre os cães, casos como o de Ruan e Mel exemplificam o impacto do adestramento. Ruan, que chegou conhecido como “Açougueiro” por ter ficado isolado atrás de um açougue, antes evitava a presença humana. Após o trabalho de reabilitação, agora consegue andar na guia e está pronto para uma nova família. Mel, que teve uma tentativa de adoção frustrada, está sociável e se mostra carinhosa e pronta para um lar.


A secretária de Proteção Animal de São Leopoldo, Thais Calvi Arend, reforça a importância da adoção responsável. "Esses animais passaram por situações muito difíceis. Agora, com o suporte do adestramento, eles estão prontos para recomeçar e merecem um final feliz e seguro ao lado de famílias que possam oferecer paciência e amor”, afirma.


Para estimular as adoções, o Vale da Neblina promove uma trilha especial neste sábado (16), permitindo aos interessados conhecer os cães em um ambiente natural. A visitação será aberta às 8h30, na Capela Nossa Senhora das Dores, 3560, Linha 30, em Farroupilha.


Durante o período no centro, a Prefeitura de São Leopoldo custeia a estadia e tratamento dos cães, com investimento de R$ 26.839,35 para os três meses de trabalho de reabilitação.

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page