Com alagamentos superando a altura de 2,5 metros em diversas regiões de São Leopoldo durante a enchente histórica de maio, 16 escolas tiveram suas bibliotecas totalmente destruídas. Além de todo o mobiliário, a Secretaria de Educação (Smed) estima que 80 mil livros literários foram perdidos. O desafio agora é recuperar e recompor estes espaços.
Para recuperar esses espaços, a pasta fez uma parceria com o escritor gaúcho Eliandro Rocha, lançando a campanha "A Ponte", com o objetivo arrecadar livros de literatura infantil e juvenil para abastecer as bibliotecas das escolas afetadas.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zaira Hauschild é o ponto de coleta e triagem dos livros. Até agora, mais de 40 mil livros foram arrecadados, e nesta semana espera-se a chegada de mais 10 mil exemplares. Livros doados estão chegando de vários estados do Brasil, com mais de 60 municípios participando dessa corrente de solidariedade.
Para o escritor, "uma ideia sozinha é apenas uma ideia. A colaboração de quem doa, o apoio da produtora Luminna e a gestão da Smed e da Escola Zaira são fundamentais para o sucesso da campanha. A triagem e curadoria dos livros são feitas com muito cuidado e carinho".
Titular da Smed, a professora Renata de Matos agradeceu a parceria e o trabalho de vistoria nas escolas após as águas baixarem. "Nosso agradecimento de coração ao Eliandro e equipe. Vistoriar as escolas após a enchente nos deixou muito tristes, mas a solidariedade e o amor que estamos recebendo nos motivam e trazem esperança", contou.
Saiba como doar:
Até 12 de julho, as doações podem ser entregues pessoalmente na EMEF Zaira Hauschild (avenida São Borja, 2520, bairro Fazenda São Borja, CEP: 93032-520). Empresas e grupos interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (51) 99659-0922, com Renata.
Comments