top of page
Buscar

Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher é aberta em São Leopoldo



Imagem: Thales Ferreira/ PMSL.

A Campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher foi aberta nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, pela Secretaria de Políticas para Mulheres de São Leopoldo (Sepom). A cerimônia ocorreu no 2° andar do Centro Administrativo, com a exposição das ilustrações do artista Antonio Amaro, do Ateliê Maka Nagal. As artes ilustram o Livro “Acolhimento: Alimento da Ancestralidade”, escrito a partir da tese de pesquisa de Doutorado em Teologia da diretora de Prevenção à Violência da Sepom, Lillian Conceição da Silva.

 

“As referências vêm das lutas históricas do povo negro, em especial das mulheres negras, para a superação de todas as formas de violências e violações”, explicou o artista. “Os desenhos foram feitos a partir de uma técnica que eu desenvolvi, para a conclusão do Curso de Artes Gráficas. A técnica da Malha, exclusiva”, salientou Antonio.

 

Durante a cerimônia de abertura da campanha, a secretária Eliene Amorim fez questão de mencionar e relembrar nomes importantes na luta contra o racismo e pelo direito das mulheres. “Neste 20 de novembro, celebramos Zumbi dos Palmares, celebramos Dandara, celebramos Elza Soares, Carolina de Jesus, e de forma especial a todas as mulheres que estão presentes aqui”, destacou a titular da Sepom.

 

Estiveram presentes representantes de secretarias municipais e outras entidades da sociedade civil.  Salete Souza, chefe de atendimento da Secretaria de Direitos Humanos, frisou a importância de não se calar frente às violências. “Não nos calaremos a nenhuma violência. Esta luta é pelas nossas vidas. Basta de violência”, disse. 


Já a coordenadora do Centro Jacobina, Yara Stockmanns, demonstrou preocupação com a naturalização da violência. O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, em sua fala, concordou com Yara e disse que “a violência está naturalizada pela forma como as pessoas foram criadas” frisou. Karina Camillo Rodrigues, secretária de Habitação relembrou a importância de ter coragem, onde “é necessário, ter coragem para não nos encolhermos. Mulher precisa fortalecer mulher".

 

Ainda, estiveram presente no evento, Ana Paula Brum, do Conselho Municipal de Igualdade Racial; Sueli Lopes presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e, representando a Câmara Municipal, estiveram presentes as vereadoras Jussara Hoffmann e Ana Afonso. A cerimônia encerrou com uma benção religiosa.

 

Saiba mais

 

A campanha é uma mobilização educativa que luta pelo fim da violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. Cerca de 160 países em todo o mundo participam de ações que têm início no dia 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. No Brasil, o início é marcado pelo Dia da Consciência Negra, em razão da dupla vulnerabilidade da mulher negra, pela intersecção entre machismo e racismo.

 

O período da Campanha dos 21 Dias compreende as datas 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra; 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e Dia Municipal de Combate ao Feminicídio; 29 de novembro, Dia Internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos; 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids; 03 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência; 06 de dezembro, Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres; 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

 

Cronograma

 

21 de novembro

  • 8h30: Isaura Maia: Conversando sobre cuidado: a violência sexual e seus desafios na saúde mental de crianças e adolescentes. Local: Cepa-Centro de Espiritualidade Padre Arturo (rua Rio Paraguaçu, 178, Arroio da Manteiga);

  • 14h30: IECLB – Igreja do Relógio - Roda de Diálogo “Quem Tem Fé Respeita Mulher”;

  • 16h: ODARA - Círculo de Mulheres e as Mães Orixás”;

  • 18h30: COL – Cine Debate (PLP’s – CECA): documentário Vicensa (rua Primeiro de Março, 777, Centro).

 

22 de novembro

  • 8h30: Isaura Maia: Cine Debate “Estrelas Além do Tempo”, sobre enfrentamento ao racismo. Local: Cepa-Centro de Espiritualidade Padre Arturo (rua Rio Paraguaçu, 178, Arroio da Manteiga):

  •  19h: Cooperat Atitude Feminina, Vila Santa Marta – Arroio da Manteiga: Roda de Diálogo “Quem Tem Fé Respeita Mulher”.

 

23 de novembro

  • 10h: Manhã Cultural da ACAEER: Roda de Diálogo “Quem Tem Fé Respeita Mulher”;

  • 13h30: Formação para conselheiras e conselheiros municipais, Comdim e Coletivo Feminino Plural;

  • 19h: Aula da disciplina Psicologia Social, sob a responsabilidade da Professora Cristiane Knijnik, Plataforma Teams – Unisinos.

 

24 de novembro

  • 13h30: Formação para Mulheres Originárias – Coletivo Feminino Plural, no Auditório da Escola de Gestão Pública.

 

25 de novembro

  • 9h: PLP’s – CECA: Panfletagem e diálogo com a Comunidade na esquina do Colégio Visconde.

 

29 de novembro

  • 11h30: Ilê Axé Oyawoye, Mãe Isabel: Roda de Diálogo “Quem Tem Fé Respeita Mulher” (rua Dr. Hillebrand, 774, Rio dos Sinos);

  • 14h: Comunidade Santa Marta – Roda de Diálogo “Quem Tem Fé Respeita Mulher”

  • 14h: Roda de conversa com colaboradoras e colaboradores da Viação Leopoldense

 

3 de dezembro

  • Romaria Ecológica de Santa Bárbara – Ação “Quem Tem Fé Respeita Mulher”

 

6 de dezembro

  • 7h: Panfletagem nas Estações Mercado, Canoas e São Leopoldo; Encontro de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres – Câmara Municipal de São Leopoldo (Parceria com Trensurb + CoLéo + Frente Parlamentar Homens pelo Fim da Violência: ação na Estação São Leopoldo.

 

9 de dezembro

  • 17h: Casa da Irmã Janete Linhares, liderança da Assembleia de Deus, Jardim Fênix - Roda de Diálogo “Quem Tem Fé, Respeita Mulher”

 

11 de dezembro

  • 8h30: Seminário Acolher é Não Julgar: alimente essa ideia pela vida das Mulheres, na Câmara Municipal (Sepom, Jacobina, Comdim, EGP, Comitê Intermunicipal de Políticas para as Mulheres, La Salle).


Fonte: PMSL

0 comentário
banner superior START CARNAVAL 2024.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page