Canoas é uma das cidades que vai sediar o Festival Paralímpico


Canoas quer voltar a ser a cidade do esporte | Imagem: Tony Capellão

Canoas dá mais um passo importante para voltar a ser a cidade do esporte: o município foi escolhido para sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021, que será realizado no dia 4 de dezembro. O anúncio foi realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do departamento Desporto Escolar, nesta quarta-feira (25).


Canoas é uma das 70 cidades que sediarão a terceira edição do Festival, que tem como objetivo promover a experimentação esportiva a crianças com e sem deficiência. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, este é um dos eventos mais importantes do Brasil e o único da América Latina com o intuito de oferecer a crianças deficientes a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social destas crianças por meio do esporte.


O prefeito Jairo Jorge afirma que o objetivo da iniciativa é proporcionar maior inclusão social das crianças e adolescentes com deficiência. “O esporte não é apenas uma atividade física para benefício da saúde. É, sobretudo, um meio para a promoção da qualidade de vida e para a inclusão social. Por isso, estamos nos empenhando em diversas frentes para oferecer as melhores condições para que os pequenos canoenses tenham acesso ao esporte”, ressalta Jairo Jorge.


O público-alvo são crianças deficientes e não deficientes, estes até 20%, com idade entre 8 a 17 anos, praticantes ou não de esportes paralímpico, vinculadas ou não a clubes, associações, institutos e centros de reabilitação nas cinco regiões do Brasil.


A primeira edição do Festival aconteceu em 2018, em 48 cidades, e mobilizou mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes com a participação de mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.


Fonte: PMC

0 comentário