Buscar

Carro voador: empresa chinesa anuncia lançamento para 2024


Carro voador anunciado para 2024 por empresa chinesa é realmente um carro que voa

A empresa chinesa Xpeng anunciou que irá lançar seu modelo de carro voador, o VTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical), mesmo modelo fabricado pela Embraer. O anúncio foi feito durante o evento Xpeng 1024 tech Day 2021.


Desenvolvido pela recém adquirida HT Aero, o automóvel se difere dos seus concorrentes, que estão mais focados em aeronaves elétricas com transporte de passageiros em um percurso fixo. O modelo da Xpeng, por outro lado, se ateve de fato às bases de “carro voador”.


Isso porque o conceito do carro voador chinês é de que ele seja um carro comum, capaz de ser pilotado no solo. No entanto, o utilitário terá também um sistema de voo, desenvolvido para ajudar o motorista a escapar de congestionamentos ou para acessar lugares de difícil acesso.


“Nossa exploração de soluções de mobilidade mais eficientes, seguras e neutras em carbono vai muito além de apenas EVs inteligentes e é a base de nossas vantagens competitivas de longo prazo”, esclareceu He Xiaopeng, presidente e CEO da Xpeng.


Atributos técnicos


Quando ativado o mecanismo de hélices, chamado de “fly-drive”, o carro voador permitirá que o motorista alcance voo por 35 minutos e em baixa altitude. Duas pessoas caberão no veículo, que medirá 5,4 metros de comprimento e pesará 50% menos que o sedã P7, também criado pela Xpeng.


Os processos de decolagem, pouso e planejamento de rota serão gerenciados por um sistema especial. Já o manejo do carro terá duas direções, sendo uma com o volante normal para pilotagem terrestre a outra na forma de um joystick ou manche para o controle do voo. A propulsão será totalmente elétrica.


O preço de cada unidade será de um milhão de yuans, o que equivale a R$ 877,3 mil na cotação de hoje. A data de lançamento no mercado está prevista para 2024.


Fonte: capitalist.com.br



0 comentário
Sem título.png
Caixinha de perguntas Start.png