top of page
Buscar

Caso da capivara: não há decisão judicial para devolver animal ao influenciador, diz Ibama


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou nota, na noite deste sábado (30), dizendo que é falsa a informação de que a Justiça do Amazonas teria determinado a devolução de uma capivara ao influenciador Agenor Tubinambá, que cuidava do animal como um pet.


Agenor trabalha e vive em uma fazenda no município de Autazes, no Amazonas, e se tornou um fenômeno no TikTok ao exibir sua rotina com a capivara batizada de "Filó". Nas postagens, costuma mostrar momentos considerados "fofos" com o mamífero roedor e outros animais.


Na última semana, o Ibama multou Agenor em R$ 17 mil por uma série de infrações, entre elas acusações de maus-tratos e morte de uma preguiça-real. A capivara Filó foi entregue ao instituto e, agora, está sendo assistida pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para, depois, ser reintegrada à natureza.


"É falsa a informação divulgada neste sábado (29/4) em redes sociais de que haveria decisão judicial determinando a devolução de uma capivara ao infrator Agenor Tupinambá. O animal havia sido entregue ao Ibama na última quinta-feira (27/04) e está sob cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Manaus", diz a nota divulgada pelo Ibama.


"Agenor foi autuado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles matar espécie da fauna silvestre (preguiça real), praticar abuso (capivara) e manter em cativeiro para obter vantagem financeira (capivara e papagaio). Decisão judicial publicada na tarde deste sábado apenas autoriza que integrantes da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) acompanhem os trabalhos no Cetas relacionados à capivara resgatada", prossegue o instituo.


No mesmo comunicado, o Ibama ainda desmente a deputada federal Joana Darc (UB-AM), que foi até o Cetas onde está Filó e acusou o instituto de manter no local vencidas.


Fonte: Portal Forum

0 comentário

Comments


labelladonnasaoleopoldo.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page