top of page
Buscar

Caso de raiva bovina é registrado em Campo Bom


Imagem: reprodução/ Internet.

Um alerta para os produtores rurais de Campo Bom: foi registrado um caso de raiva bovina no município. A notificação ocorreu em propriedade rural do bairro Mônaco, na última sexta-feira (16). A doença é transmitida aos bovinos por morcegos hematófagos – que se alimentam de sangue –, contagiosa entre os bois e fatal para os animais.


A paralisia é o sintoma mais comum da raiva bovina, havendo também alguns registros de fúria, quando o boi ataca outros animais ou até mesmo pessoas.


Em caso de suspeita da doença, a orientação é que o produtor notifique a Inspetoria Regional de Defesa Agropecuária o mais breve possível, a fim de evitar maiores prejuízos. Episódios de bovinos atacados por morcegos hematófagos também devem ser informados, bem como abrigos deste tipo de morcego. O telefone da Inspetoria é o (51) 3563-3482.


Outra importante ação de prevenção é vacinar os animais regularmente contra a raiva. A não-vacinação ou a ausência de notificação de um caso de raiva bovina pode colocar em risco a saúde de todos os rebanhos da região.


Fonte: PMCB

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page